Dinâmicas do território em redes: o advento da ferrovia em Ipameri (GO)

Autores

  • Amanda Dias Brandão Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Mychelle Priscilla de Melo Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Estevane de Paula Pontes Mendes Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p47

Palavras-chave:

Rede, Território, Ferrovia, Ipameri (GO).

Resumo

A inserção de um território em redes suscita transformações na sua dinâmica. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar a instauração da Estrada de Ferro de Goiás em Ipameri e identificar os grupos hegemônicos responsáveis por sua efetuação. Para a realização deste artigo, a metodologia utilizada foi a pesquisa teórica e a pesquisa documental. No ano de 1913, a integração de Ipameri à Região Sudeste do país, por meio da ferrovia, resultou em seu pioneirismo e urbanização em face dos demais municípios goianos. Assim, Ipameri foi o primeiro do estado a ser contemplado com energia elétrica, telégrafo, agência do Banco do Brasil e cinema. Entretanto, no período de 1950-1980 o trecho da ferrovia que ligava Ipameri a Anápolis tornou-se obsoleto, em virtude da maior eficiência dos veículos automotivos, o que contribui para a estagnação de Ipameri. Portanto, ao longo do século XX, a dinâmica territorial deste município esteve articulada com a implementação da rede ferroviária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Dias Brandão, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Aluna do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Geografia, Unidade Acadêmica Especial de Geografia, da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (UFG/RC).

Mychelle Priscilla de Melo, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Aluna do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Geografia, Unidade Acadêmica Especial de Geografia, da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (UFG/RC).

Estevane de Paula Pontes Mendes, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente (2005). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão no Instituto de Geografia.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Brandão, A. D., Melo, M. P. de, & Mendes, E. de P. P. (2019). Dinâmicas do território em redes: o advento da ferrovia em Ipameri (GO). GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 47–60. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p47

Edição

Seção

Artigos