A TV Multimídia nas Práticas Pedagógicas dos Professores nas Escolas Públicas do Estado do Paraná: um diagnóstico a partir da Teoria da Atividade

Autores

  • Cleber Bianchessi Centro Universitário Internacional Uninter http://orcid.org/0000-0002-3087-5989
  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Centro Universitário Internacional Uninter

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p239

Palavras-chave:

Teoria da atividade, TV multimídia, Novas tecnologias.

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma investigação a respeito do uso da TV Multimídia nas práticas pedagógicas dos professores da Rede Pública Estadual do Paraná. Identifica a importância e a contribuição do aparelho para o processo de ensino e aprendizagem, bem como analisa a percepção docente acerca da permanência do equipamento no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem metodológica quantiqualitativa com aplicação de questionário aos professores pelo formulário Google. Os dados coletados foram analisados por meio da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 2014) a fim de compreender o processo em sua totalidade. Na pesquisa foram encontradas evidências de que os docentes que fazem uso do equipamento atribuem significação à sua experiência pedagógica mediada pelo instrumento tecnológico. Constatou-se que grande parte dos professores que responderam ao questionário utiliza a TV Multimídia, já que é o único equipamento multimídia disponível em sala de aula.

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Biografia do Autor

Cleber Bianchessi, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestrado em Educação e Novas Tecnologias.

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em Educação. Professor Titular do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter.

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Publicado

2019-02-05

Como Citar

Bianchessi, C., & Mendes, A. A. P. (2019). A TV Multimídia nas Práticas Pedagógicas dos Professores nas Escolas Públicas do Estado do Paraná: um diagnóstico a partir da Teoria da Atividade. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 239–256. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p239

Edição

Seção

Artigos