Princípios da organização e do emprego de forças especiais em escala mundial

Autores

  • Antenor Alves Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Vinício Carrilho Martinez Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p9

Palavras-chave:

Forças armadas, Operações especiais, Relações internacionais, Soberania, Território.

Resumo

Muitos Estados soberanos, além da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE), contam com o serviço de tropas militares especializadas para realização de operações que demandam maiores velocidade, precisão e sigilo, seja no seu próprio território ou além de suas fronteiras, caso sejam do seu interesse político ou econômico, pois nem sempre a diplomacia consegue atingir os objetivos institucionais de modo eficaz. Essas ações militares são executadas pelos mais diversos tipos de forças especiais – cujos modi operandi dependerão, basicamente, das doutrinas de emprego operacional que as orientam – e visam, entre outros interesses, neutralizar uma grande lista de ameaças, que vai desde movimentos insurgentes domésticos, como no fim da União Soviética, até grupos terroristas transnacionais, como visto desde a criação do Estado de Israel em 1948. Com características táticas, estratégicas, humanas e materiais distintas das operações militares convencionais, as operações especiais conduzidas pelas Forças Armadas passam a figurar entre um dos problemas mais sensíveis das relações internacionais contemporâneas. Compreender implicações políticas e espaciais desse tema cresce em importância haja vista ser factível verificar outras manifestações geopolíticas, como a fragmentação do princípio clássico de soberania; e sua ligação com outro fenômeno político, a guerra.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antenor Alves Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima. Leciona Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Vinício Carrilho Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado I (Dr.) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Ciência Política e em Educação - UNESP/Marília. 

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Silva, A. A., & Martinez, V. C. (2018). Princípios da organização e do emprego de forças especiais em escala mundial. GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 9–27. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p9

Edição

Seção

Artigos