Zoneamento da cultura de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) no Município de Suzanápolis, SP

Autores

  • Patricia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • João Marcos Bertelli Franco Universidade Estadual Paulista
  • Helio Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p104

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, Áreas de preservação permanente, Questões ambientais.

Resumo

A cultura da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo está se expandindo cada vez mais, buscando atender a demanda por açúcar e etanol. Sendo assim, nas áreas nas quais são cultivadas tradicionalmente, como na região de Ribeirão Preto, SP, o potencial de expansão para o seu cultivo está diminuindo, fato que aumenta a procura por terras. Atualmente, as questões ambientais no Brasil vêm destacando-se em busca de preservar o meio ambiente em relação às queimadas de cana-de-açúcar e à conservação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Para a prática de colheita mecanizada, a declividade máxima que é viável às colhedoras do mercado é de 12%. A escolha do município de Suzanápolis, SP, justifica-se pelo fato dessa região apresentar baixa rentabilidade agrícola e ser coberta praticamente por pastagens. Com isso, o presente trabalho teve como objetivos, por meio de sensoriamento remoto, de geoprocessamento e do software SPRING® /INPE, identificar as áreas com a cultura da cana-de-açúcar de acordo com classes de declividade, avaliando o potencial de expansão dessa cultura na região e de áreas aptas à mecanização. Buscou-se, também, avaliar o nível de conservação da rede de drenagem e verificar se há cultivo de cana-de-açúcar em Áreas de Preservação Permanente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Doutora do Curso de Licenciatura e Pós–Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Três Lagoas MS .

João Marcos Bertelli Franco, Universidade Estadual Paulista

Engenheiro Agrônomo. Universidade Estadual Paulista - FEIS/UNESP.

Helio Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor do Curso de Agronomia. Universidade Estadual Paulista - FEIS/UNESP – Ilha Solteira SP.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Garcia, P. H. M., Franco, J. M. B., & Silva, H. R. (2017). Zoneamento da cultura de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) no Município de Suzanápolis, SP. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 104–117. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p104

Edição

Seção

Artigos