Subsídio do sistema GTP (Geossistema- Território-Paisagem) na percepção de riscos ambientais: esboço metodológicoi

Autores

  • Carlos Eduardo das Neves Universidade Estadual Paulista
  • Gilnei Machado Universidade Estadual de Londrina
  • Karen Carla Camargo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p76

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Matriz de análise de risco, Vulnerabilidade.

Resumo

Com o crescimento contínuo, desigual e contraditório das cidades, fala-se muito em ocupação de áreas de risco ambiental. Estes riscos são os mais diversos e vão desde um simples alagamento às enchentes e desmoronamentos, causando prejuízos econômicos e mortes. Tendo isso em consideração, se tem realizado a análise destas áreas, levando em consideração todo o arcabouço teórico e metodológico desenvolvido na academia, porém, pouco é considerado a opinião dos moradores destas áreas, os quais deveriam ser vistos como os maiores conhecedores do assunto. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma matriz criada com esse objetivo, o de identificar a percepção das pessoas em relação aos riscos existentes nas áreas em que moram, diferenciando-a da perspectiva dos técnicos que avaliam essas áreas. Sua confecção, aplicação e debate estão embasados nas concepções teóricas do sistema tripolar Geossistema, Território e Paisagem. Para testar a matriz em questão, a mesma foi aplicada em vinte pontos ao longo da bacia do Ribeirão Quati, Londrina - Paraná. Tal exercício mostrou que a mesma permite uma análise mais complexa das variáveis de perigo e vulnerabilidade (componentes do risco), gerando ferramenta relevante ao planejamento e gestão ambiental urbana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Eduardo das Neves, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista FCT/UNESP – Bolsista de FAPESP.

Gilnei Machado, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia, Professor Adjunto II no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Karen Carla Camargo, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Neves, C. E. das, Machado, G., & Camargo, K. C. (2017). Subsídio do sistema GTP (Geossistema- Território-Paisagem) na percepção de riscos ambientais: esboço metodológicoi. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 76–91. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p76

Edição

Seção

Artigos