Sociedade e natureza no Pontal do Paranapanema - SP: a unidade da geografia e o desenvolvimento regional

Autores

  • Ricardo dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Estevan Leopoldo de Freitas Coca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p62

Palavras-chave:

Sociedade, Natureza, Pontal do Paranapanema.

Resumo

Nesse texto a Geografia é entendida na perspectiva de sua totalidade, de modo que sociedade e natureza se relacionam por meio de um processo dialético. Tendo essa referência, é feita a defesa de que ações que visam contribuir com o desenvolvimento regional devem levar em consideração todas as dimensões da realidade e não apenas a econômica, como tem sido comum no modelo capitalista. Como recorte é utilizada a região do Pontal do Paranapanema, no Estado de São Paulo. Destaca-se como no Pontal do Paranapanema coexistem diferentes modelos de desenvolvimento, todavia, a prevalência tem sido o de cunho capitalista.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente. Bolsista CAPES. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente.

Estevan Leopoldo de Freitas Coca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente. Professor Colaborador da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Santos, R. dos, & Coca, E. L. de F. (2017). Sociedade e natureza no Pontal do Paranapanema - SP: a unidade da geografia e o desenvolvimento regional. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 62–75. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p62

Edição

Seção

Artigos