O processo discursivo presente na proposta do novo enquadramento dos corpos d'água da Bacia do Rio Tibagi-PR (Brasil)

Autores

  • Angelita Czezacki Kravutschke Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Silvia Méri Carvalho Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p51

Palavras-chave:

Processo discursivo, Posicionamento ideológico, Formação discursiva, Comitê de bacia hidrográfica.

Resumo

A proposta de atualização da classificação dos corpos d’água da bacia do rio Tibagi, encaminhada ao Comitê correspondente, gerou manifestações dos sujeitos envolvidos naquele momento sócio histórico. O objetivo do presente trabalho é analisar o modo como os sujeitos se inscrevem em determinadas Formações Discursivas, a partir da Análise do Discurso pecheutiana, tendo como fonte as atas, audiências públicas e notas técnicas. Diante disso foi possível verificar que as Formações Discursivas, Condições de Produção e a Formação Ideológica presentes marcam o posicionamento discursivo contraditório sobre gestão compartilhada e participativa da classe dominante pertencente ao Estado e Sociedade Civil demarcando que posições ideológicas divergentes foram silenciadas no novo enquadramento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelita Czezacki Kravutschke, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Silvia Méri Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG); Mestre em Geografia pela UNESP-Rio Claro e Doutora em Geografia pela Unesp - Presidente Prudente. Docente adjunta do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Kravutschke, A. C., & Carvalho, S. M. (2018). O processo discursivo presente na proposta do novo enquadramento dos corpos d’água da Bacia do Rio Tibagi-PR (Brasil). GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 51–72. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p51

Edição

Seção

Artigos