Avaliação dos impactos ambientais do vazadouro municipal de Volta Redonda-RJ após sua desativação

Autores

  • Bruno Rocha Silva Setta Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Ana Cristina Malheiros Gonçalves Carvalho PUC - Rio
  • Maria José Lopes de Araujo Saroldi PUC - Rio

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p121

Palavras-chave:

Avaliação de impactos ambientais, Vazadouro, Volta Redonda

Resumo

Diante do acelerado crescimento populacional nas cidades, sobretudo de países emergentes, como o Brasil, a alternativa economicamente viável para a destinação final dos resíduos foi a construção de vazadouros a céu aberto, popularmente conhecidos como lixões. No entanto, este tipo de disposição de resíduos não é considerado ambientalmente adequado, pois pode provocar impactos à saúde pública e ao meio ambiente, tais como: a produção de chorume, líquido altamente tóxico, a emissão do gás metano, atração de animais vetores de doenças, entre outros. Dispositivos legais, como o TAC, e métodos de avaliação de impactos ambientais têm sido aplicados com objetivo de minimizar os impactos ambientais e possibilitar um potencial uso harmônico e saudável da área degradada para a população e ao meio ambiente. Neste sentido, este trabalho buscou avaliar os impactos ambientais da área do vazadouro do Município de Volta Redonda, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de avaliar sua recuperação ambiental. Para tanto, foram realizadas entrevistas com técnicos da secretaria do meio ambiente do município, órgãos públicos ambientais, levantamento bibliográfico da área estudo e visitas de campo no local. Verificou-se que o vazadouro operou desde 1987 até 2012, gerando impactos ambientais significativos na sua área e no seu entorno, como a eutrofização do lago a montante, erosão do talude e contaminação do rio Brandão por chorume. Contudo, verificaram-se melhorias no local, como a regeneração da vegetação, restabelecimento da fauna, sobretudo de aves, e instalações construídas e direcionadas para a remediação ambiental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Rocha Silva Setta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Master of Science pela Technische Universität Braunschweig da Alemanha.

Ana Cristina Malheiros Gonçalves Carvalho, PUC - Rio

Doutora em Engenharia Civil pela PUC - Rio, Professora Associada do Departamento de Engenharia Civil da PUC - Rio.

Maria José Lopes de Araujo Saroldi, PUC - Rio

Mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ, Professora Colaboradora do Departamento de Engenharia Civil da PUC - Rio.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Setta, B. R. S., Carvalho, A. C. M. G., & Saroldi, M. J. L. de A. (2018). Avaliação dos impactos ambientais do vazadouro municipal de Volta Redonda-RJ após sua desativação. GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 121–141. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p121

Edição

Seção

Artigos