Mapeamento dos usos do solo na Área de Proteção Permanente do Rio Vermelho (MT) e seus reflexos sobre a qualidade da água

Autores

  • André Vinícius Valuz Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Simoni Maria Loverde Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Gustavo Benedito Medeiros Alves Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p67

Palavras-chave:

Geotecnologia, Vegetação ciliar, Rio Vermelho.

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear os usos do solo na Área de Proteção Permanente do Rio Vermelho e analisar seus efeitos sobre a qualidade da água no perímetro urbano de Rondonópolis (Mato Grosso) (16º45’37,24’’S 54º68’04,66’’W). Foram coletadas amostras em duas estações, com periodicidade trimestral no período seco e chuvoso de 2014. As análises da água seguiram os métodos padrões e para quantificar e classificar os diferentes usos do solo foram utilizadas imagens do programa Google EarthPro. Entre os usos do solo na APP registrou-se a ocorrência de mata ciliar em 74% da área (365 hectares) e 26% da área total (125,7 hectares) já foi desmatada para pastagem e mineração, entre outros usos. Entre as 22 variáveis indicadoras da qualidade da água, quatro apresentaram valores médios superiores aos limites da Resolução CONAMA 357/2005 para rio de classe II. Na época chuvosa houve maiores valores de cor, turbidez e fósforo total, e na seca houve aumento de coliformes fecais. A expansão das áreas urbanas associada aos usos praticados na região marginal em conflito com a Área de Preservação Permanente influenciou na qualidade física, química e biológica da água do rio Vermelho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Vinícius Valuz Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professor da Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva no Estado de Mato Grosso.

Simoni Maria Loverde Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora Associada III da Universidade Federal de Mato Grosso e do curso de Mestrado em Geografia participando de grupos de pesquisa em Ecologia e Manejo de Recursos Pesqueiros.

Gustavo Benedito Medeiros Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professor da Escola Estadual Ludovico Vieira de Camargo no Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Souza, A. V. V., Oliveira, S. M. L., & Alves, G. B. M. (2018). Mapeamento dos usos do solo na Área de Proteção Permanente do Rio Vermelho (MT) e seus reflexos sobre a qualidade da água. GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 67–82. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p67

Edição

Seção

Artigos