Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.

Autores

  • Ana Claudia Silva Almeida Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Roberto Da Silva Universidade do Centro-Oeste
  • Elpidio Serra Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n1p49

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Contextualização Local, Estrutura Fundiária, Marialva.

Resumo

Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Silva Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Geografia e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá.

Paulo Roberto Da Silva, Universidade do Centro-Oeste

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Elpidio Serra, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Geografia Humana pela Universidade do Estado de São Paulo – Rio Claro. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Silva Almeida, A. C., Da Silva, P. R., & Serra, E. (2010). Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. GEOGRAFIA (Londrina), 19(1), 49–61. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n1p49

Edição

Seção

Artigos