Formação territorial da região da Grande Dourados: colonização e dinâmica produtiva

Autores

  • Jaime Ribeiro de Santana Junior Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p89

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as transformações territoriais ocorridas na Região da Grande Dourados, em virtude do processo de colonização e da dinâmica da estrutura produtiva no campo que revelam novas relações sociais, econômicas e dinâmicas geográficas. Aborda-se as transformações territoriais, tendo como parâmetro de análise a criação e a desenvolvimento da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) implementada no final da década de 1940, por meio de políticas de colonização, como forma de garantir a ocupação territorial, a desconcentração populacional dos grandes centros urbanos, além de proporcionar a integração regional e o avanço do capital agrícola. O Estado representando pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) teve papel importante nesse processo. Desta forma, a partir da à análise do município de Dourados/MS, que compõe a antiga área da CAND, contextualizou-se sua implementação e seu desenvolvimento, podendo assim, compreender a estrutura agrícola estabelecida e as redefinições que estão se dando na dinâmica regional, a partir da intensificação do modo industrial de produzir no campo associado ao cultivo do binômio soja/trigo desde final da década de 1970 e, mais recentemente, o avanço do agronegócio canavieiro na região, pressupondo desde já, uma nova configuração territorial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaime Ribeiro de Santana Junior, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Bacharel em Geografia (2004-2007) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica na área Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: etnias indígenas, territorialização e exclusão indígena. Foi integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Território e Reprodução Social (TERRHA). Trabalhou junto à Secretaria de Habitação de Dourados MS, no desenvolvimento de projetos habitacionais para população indígena do Mato Grosso do Sul. Atualmente é integrante do CEGeT - Centro de Estudos de Geografia do Trabalho. Desenvolve pesquisa de Mestrado (2008-2010) no Programa de Pós Graduação em Gegrafia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente), na área de Geografia Agrária, pesquisando temas como: território, relações de produção e relações de trabalho no campo, reestruturação produtiva no estado de Mato Grosso do Sull.

Downloads

Publicado

2009-08-23

Como Citar

Santana Junior, J. R. de. (2009). Formação territorial da região da Grande Dourados: colonização e dinâmica produtiva. GEOGRAFIA (Londrina), 18(2), 89–107. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p89

Edição

Seção

Artigos