Residências secundárias e estruturação sócio-espacial da zona costeira cearense, Brasil

Autores

  • Andrea de Castro Panizza Geocarto
  • Alexandre de Queiroz Pereira IFCE.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p53

Resumo

A zona costeira cearense vem sendo transformada a partir da década de 1970. O entendimento do processo de estruturação deste recorte espaço-temporal demanda uma leitura que integre não somente os vinte municípios litorâneos cearenses, mas também a região metropolitana de Fortaleza, elemento importante no contexto regional. Nossa investigação privilegia a informação espacial, e tenta demonstrar a existência, ou não, de uma correlação entre variáveis como investimentos, infra-estrutura viária, residências secundárias e dinâmica populacional. A descrição e análise destas variáveis permitiram a classificação e a apreensão de alguns traços da dinâmica sócio-espacial, evidenciando estabilidades e transformações nos espaços em questão. Dentre elas destaca-se a consolidação do parque de residências secundárias em meio aos domicílios particulares e a formação dos espaços de vilegiatura associados aos novos lugares turísticos, sobretudo nas pequenas e médias cidades cearenses.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrea de Castro Panizza, Geocarto

Graduação e doutorado em Geografia na Universidade de São Paulo, mestrado e pós-doutorado na Universidade de Rennes 2 (França). Pesquisadora no CNRS (França) e no CNPq (Brasil). Coordenadora do sítio Geocarto.org.

Alexandre de Queiroz Pereira, IFCE.

Mestrado (UFC, Brasil) em Geografia. Professor do IFCE.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Panizza, A. de C., & Pereira, A. de Q. (2009). Residências secundárias e estruturação sócio-espacial da zona costeira cearense, Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 18(2), 53–74. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p53

Edição

Seção

Artigos