Resíduos Sólidos Urbanos e Risco Aviário: o Caso do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, Brasil

Autores

  • Alba Regina Azevedo Arana Unoeste- Universidade do Oeste Paulista
  • Rafael Medeiros Hespanhol Professor no curso de Engenharia de Produção da UNOESTE de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p107

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Risco Aviário, Legislação

Resumo

Eventos ligados ao risco aviário para aeronaves tem se tornado cada vez mais sérios. Fez-se um levantamento de evidências desse risco, sua origem e ligação com os resíduos sólidos urbanos e a legislação que trata do assunto, em um estudo de caso no Aeroporto de Presidente Prudente, SP. Esse estudo de caso acaba por identificar o Aterro Municipal como um grande atrativo de aves que coloca em risco as operações de pouso e decolagem. A localização muito próxima ao aeroporto e o fato do aterro não possuir infraestrutura adequada, atraindo muitas aves para a região, são fatores que acabam por evidenciar um grande risco aviário devido à má gestão de resíduos sólidos, apesar de legislação vigente tratando do assunto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alba Regina Azevedo Arana, Unoeste- Universidade do Oeste Paulista

Professora da Graduação e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste. Coordenadora do Curso de Geografia da Unoeste. Diretora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação da Unoeste.

Rafael Medeiros Hespanhol, Professor no curso de Engenharia de Produção da UNOESTE de Presidente Prudente.

Mestrando em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Administração pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Arana, A. R. A., & Hespanhol, R. M. (2015). Resíduos Sólidos Urbanos e Risco Aviário: o Caso do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 24(1), 107–124. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p107

Edição

Seção

Artigos