Desenhos e Imagens no Ensino de Geografia para o 2° Ano do Ensino Fundamental: Experiência na EMEF Profa. Clori Benedetti de Freitas – Dourados-MS

ALEXANDRE BERGAMIN VIEIRA, Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha

Resumo


O presente texto tem por objetivo abordar o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando o uso de imagens (desenhos e fotografias) e de elementos do cotidiano dos alunos na perspectiva e busca da alfabetização geográfica. O texto tem como base a pesquisa realizada na Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, na cidade de Dourados-MS, com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, durante as aulas nas quais foram abordados temas referentes à caracterização do bairro no qual a escola e os alunos estão inseridos. Fez-se uso de fotografias de pontos referenciais do bairro, com o intuito de que os alunos as identificassem durante as discussões dirigidas, passeios pela escola e arredores do bairro, com o intuito da observação dos alunos e por fim, foi solicitado que os mesmos representassem o bairro por meio de desenhos.


Palavras-chave


O presente texto tem por objetivo abordar o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando o uso de imagens (desenhos e fotografias) e de elementos do cotidiano dos alunos na perspectiva e busca da alfabetização geográfica. O tex

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n2p105

Direitos autorais 2016 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com