Análise do Índice de Vegetação Como Subsídio ao Estudo de Degradação Ambiental: O Caso da Serra da Meruoca-Ceará.

Autores

  • Denis Barbosa Lima Universidade Estadual do Ceará.
  • Manuel Rodrigues de Freitas Filho Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p91

Palavras-chave:

Geoprocessamento. NDVI. Degradação Ambiental.

Resumo

Os estudos que tem como temática a degradação do meio ambiente e suas consequências estão no centro das discussões. A presente pesquisa, tem como objetivo principal analisar o índice de vegetação por diferença normalizada, como forma de subsidiar a análise da degradação da Serra da Meruoca-CE. A área de estudo localiza-se na parte oeste do Estado do Ceará, perfazendo parte de 6 municípios, sendo dois municípios com participação total. Os materiais utilizados foram imagens de satélite, os quais foram processados nos softwares Spring e ArcGis, bem como dados pluviométricos disponibilizados pela FUNCEME. Ressalta-se a importância da análise da cobertura vegetal no estudo de degradação. Com os mapas gerados, juntamente com os gráficos de pluviometria e de balanço hídrico, é nítido a supressão da cobertura vegetal na Serra da Meruoca-CE, isso porque mesmo no ano de 2013, com um balanço hídrico mais positivo que o ano de 1993, a resposta da cobertura vegetal foi inferior ao ano de 1993.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denis Barbosa Lima, Universidade Estadual do Ceará.

Geógrafo (Bacharel) pela Universidade Estadual do Ceará, atuando no Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO/UECE). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia na Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO - UECE). Atualmente trabalha na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-FUNCEME, no departamento de Recursos Naturais. 

Manuel Rodrigues de Freitas Filho, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (1991), Especialização em Sensoriamento Remoto-UNIVAP/INPE-SP (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Servidor efetivo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-FUNCEME e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. 

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Lima, D. B., & Freitas Filho, M. R. de. (2015). Análise do Índice de Vegetação Como Subsídio ao Estudo de Degradação Ambiental: O Caso da Serra da Meruoca-Ceará. GEOGRAFIA (Londrina), 24(1), 91–105. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p91

Edição

Seção

Artigos