Elementos do Processo de Desflorestamento na Região Sudoeste do Paraná

Autores

  • Maristela da Costa Leite UNIOESTE
  • Luciano Zanetti Pessôa Candiotto UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão - PR.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n2p41

Palavras-chave:

Mata Atlântica, Sudoeste do Paraná, Remanescentes florestais.

Resumo

O presente artigo visa discutir a situação da cobertura florestal do Estado do Paraná, mais especificamente da região Sudoeste. Buscamos destacar os impactos na cobertura florestal a partir do processo de ocupação efetiva da região Sudoeste nas décadas de 1950 e 1960, abordando também um levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre os anos de 2008 e 2010, como fundamento para analisar o panorama atual da cobertura florestal no Sudoeste paranaense. Conforme as discussões e os dados, podemos verificar o quanto as florestas foram devastadas e o que resta em termos de remanescentes florestais na região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maristela da Costa Leite, UNIOESTE

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão  em 2012, atualmente mestranda em Geografia pela UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

Luciano Zanetti Pessôa Candiotto, UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão - PR.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (bacharelado - 1997 / licenciatura - 1999), Mestrado em Geografia pela UNESP - Presidente Prudente (2000), e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atuando no curso de Mestrado em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, e nos cursos de Graduação em Geografia da UNIOESTE (Bacharelado e Licenciatura), campus de Francisco Beltrão. É coordenador do Mestrado em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. É bolsista produtividade da Fundação Araucária - PR Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: relação sociedade-natureza, utilização do meio ambiente (usos predatórios e conservacionistas), agroecologia, desenvolvimento territorial, análise geográfica do turismo.

Downloads

Publicado

2016-08-12

Como Citar

Leite, M. da C., & Zanetti Pessôa Candiotto, L. (2016). Elementos do Processo de Desflorestamento na Região Sudoeste do Paraná. GEOGRAFIA (Londrina), 24(2), 41–58. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n2p41

Edição

Seção

Artigos