A Formação e a Estruturação da Economia Urbana de Londrina – Paraná

Autores

  • Andréa Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p113

Palavras-chave:

Economia urbana, Londrina, Circuito superior.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste estudo é mostrar como ocorreu a formação e a estruturação da economia urbana da cidade de Londrina em particular sobre a formação do seu circuito moderno. Para tal faremos uso da teoria dos circuitos, elaborada pelo geógrafo Milton Santos, em especial do circuito superior; abordando-o do ponto de vista das relações econômico-sociais e dos agentes responsáveis pela sua estruturação, fornecendo os elementos do circuito superior que foram sendo incorporados à economia norte paranaense e na economia urbana de Londrina. A formação e a expansão do circuito moderno em Londrina é conseqüência direta da modernização do território brasileiro e do norte do Paraná no Pós-Segunda Guerra Mundial, quando diferentes elementos do meio técnico científico e informacional foram instalados na cidade, desde a sua gênese, em 1929 tendo continuidade até os dias atuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Concluiu a especializaçao em Ensino de Geografia e o Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Concluiu seu Doutorado no Programa de Doutorado em Geografia da Universidade Estadual de Maringá defendendo sua tese em outubro de 2013. Realizou estágio de doutorado Sanduíche na Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III em 2012. Tem experiência na área de Geociências e Ensino de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, produção do espaço urbano, conjuntos habitacionais, loteamentos privados, zona norte de Londrina e consumo de luxo.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Santos, A. R. dos. (2015). A Formação e a Estruturação da Economia Urbana de Londrina – Paraná. GEOGRAFIA (Londrina), 23(2), 113–132. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p113

Edição

Seção

Artigos