Geoprocessamento Aplicado à Seleção de Áreas para Implantação de Parques Urbanos na Bacia do Rio Verde/PR

Autores

  • Larissa de Pinho Aragão Universidade Federal do Paraná
  • Thiago Kich Fogaça Universidade Federal do Paraná
  • Pâmella Emanuelly Cattani Universidade Federal do Paraná
  • Sony Cortese Caneparo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p19

Palavras-chave:

Bacia do Rio Verde, Parques Públicos Urbanos, Geoprocessamento, Lógica booleana, Lógica fuzzy.

Resumo

Na atual conjuntura planetária, a relação cidade-natureza encontra-se cada vez mais segregada. Entre outros motivos, as atividades desempenhadas pelo sistema econômico capitalista influenciaram numa visível destruição do meio ambiente, resultando em um déficit nos equilíbrios físicos, biológicos e sociais dos sistemas que atuam no globo terrestre. A cidade urbanizada, representação das interações supramencionadas, caracteriza-se pela ausência de áreas verdes. Uma das formas de amenizar os impactos ambientais decorrentes da intensa urbanização nas grandes cidades seria a implantação de parques públicos urbanos, a fim de melhorar a qualidade de vida das populações. Dessa forma, este artigo buscou delimitar, no perímetro da Bacia do Rio Verde/PR, áreas propícias para a implantação de parques urbanos, através da utilização das ferramentas empregadas pelo Geoprocessamento, por meio dos Sistemas de Informações Geográficas e aplicação das lógicas booleana e fuzzy.

 

PALAVRAS-CHAVE: Bacia do Rio Verde. Parques Públicos Urbanos. Geoprocessamento. Lógica booleana. Lógica fuzzy.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa de Pinho Aragão, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Geografia (UFPR/2015), bacharel em Engenheira de Pesca (UFC/2006) com especialização em Geografia e Meio Ambiente (ISULPAR/2012) e Análise Ambiental (UFPR/2013). Atua nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Ambiental, Meio Ambiente, Comunidades Tradicionais e Ecossistemas Costeiros.

Thiago Kich Fogaça, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisador no Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná. Suas principais áreas de atuação são clima e saúde, ensino de geografia e geografia da população.

Pâmella Emanuelly Cattani, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná (2010), mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná (2012), doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Sony Cortese Caneparo, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1983), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (1999) e especialização em Geoprocessamento (1993). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geografia.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Aragão, L. de P., Fogaça, T. K., Cattani, P. E., & Caneparo, S. C. (2015). Geoprocessamento Aplicado à Seleção de Áreas para Implantação de Parques Urbanos na Bacia do Rio Verde/PR. GEOGRAFIA (Londrina), 24(1), 19–38. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p19

Edição

Seção

Artigos