Abordagem Sistêmica Aplicada ao Complexo Agroindustrial da Soja, Extremo Oeste da Bahia.

Autores

  • Liliane Matos Góes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano (Campus Uruçuca).
  • Ednice de Oliveira Fontes Profa. Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
  • Archimedes Perez Filho Prof. Titular da Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Pesquisador do CNPQ.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p71

Palavras-chave:

Sistema Antrópico. Municípios do Agronegócio da Soja. Agricultura Científica.

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender a estrutura, a dinâmica e o funcionamento do sistema antrópico a partir de inputs inovadores fornecidos ao ambiente em áreas cultivadas na mesorregião do Extremo Oeste Baiano, em particular os municípios de Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério. A abordagem sistêmica permitiu entender as conexões, o caráter dinâmico e mutável da organização espacial por meio de parâmetros quantitativos disponibilizados por institutos de pesquisa federal e estadual. Os resultados revelaram o grau de organização do sistema antrópico promovido especificamente pelo subsistema antecedente população e o subsistema subsequente agricultura. A apropriação do sistema físico ambiental para fins agrícolas resultou na especialização produtiva regional no Estado da Bahia. Constatou-se também que o subsistema agricultura é controlado, condicionado e dependente do subsistema clima (mesmo em se tratando de culturas submetidas a melhoramentos genéticos), pois os inputs energéticos de matéria e energia fornecidos ao subsistema agricultura acarretaram em rupturas abruptas na produção de grãos de soja e nos fluxos de capitais gerados aos subsistemas agricultura, indústria e urbano. Portanto, a organização espacial enquanto categoria de análise da Geografia permite entender de forma sistêmica a totalidade das relações e as respectivas permutas de matéria, energia e informação entre o sistema antrópico e o geossistema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liliane Matos Góes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano (Campus Uruçuca).

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano (Campus Uruçuca)

Ednice de Oliveira Fontes, Profa. Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

 Profa. Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Archimedes Perez Filho, Prof. Titular da Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Pesquisador do CNPQ.

Prof. Titular da Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Pesquisador do CNPQ.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Góes, L. M., Fontes, E. de O., & Perez Filho, A. (2015). Abordagem Sistêmica Aplicada ao Complexo Agroindustrial da Soja, Extremo Oeste da Bahia. GEOGRAFIA (Londrina), 23(2), 71–93. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p71

Edição

Seção

Artigos