Diagnóstico geoambiental da microbacia do Córrego Fonseca, para fins de planejamento em paisagens rurais montanhosas

Autores

  • Braz Calderano Filho UFRJ-EmbrapaSolos
  • Antônio José Teixeira Guerra UFRJ - Professor adjunto do departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Sebastião Barreiros Calderano Geólogo da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa_Solos).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p117

Resumo

O estudo teve o objetivo de produzir informações físico-bióticas dos elementos componentes da paisagem, visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental de paisagens rurais montanhosas na serra dos Órgãos, ocupadas com agricultura familiar. Os procedimentos adotados envolveram a geração de dados básicos, através de mapeamentos temáticos do meio físico, conversão de mapas analógicos para meio digital, com posterior cruzamento em SIG, uso de atributos do terreno derivados de um modelo digital de elevação (MDE), produtos de sensoriamento remoto e construção de banco de dados digital no SIG, como suporte a geração de mapas temáticos na escala 1:10.000. Associou-se ao banco de dados informações socioeconômicas, de pluviosidade e áreas protegidas por legislação especifica ou reservas existentes, constituindo assim, um conjunto de informações agro-socioambientais em meio digital, necessárias ao SIG para a geração de novos mapas interpretativos úteis ao planejamento da área. Os resultados produzidos permitiram a melhor compreensão dos recursos ambientais com suas potencialidades e limitações, além de contribuir para planejamento geoambiental e elaboração do plano de manejo conservacionista da área.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Braz Calderano Filho, UFRJ-EmbrapaSolos

Geógrafo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa_Solos e Doutorando da UFRJ (IGEO)

Downloads

Publicado

2014-10-12

Como Citar

Calderano Filho, B., Guerra, A. J. T., & Calderano, S. B. (2014). Diagnóstico geoambiental da microbacia do Córrego Fonseca, para fins de planejamento em paisagens rurais montanhosas. GEOGRAFIA (Londrina), 22(2), 117–138. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p117

Edição

Seção

Artigos