PROPOSTA DE ZONEAMENTO AMBIENTAL PARA O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO-SP

Autores

  • Saulo de Oliveira Folharini IG/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p95

Palavras-chave:

Unidades Ecodinâmicas da Paisagem, Planejamento Ambiental, Zoneamento Ambiental, São José do Rio Pardo.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo propor um estudo de paisagem da totalidade do Município de São José do Rio Pardo, localizado no interior do estado de São Paulo, sob a perspectiva da Análise Ecodinâmica da Paisagem, fundamentada na Teoria Sistêmica. Dentre as questões motivadoras deste trabalho, tem-se a carência de estudos dessa natureza para a área de pesquisa que possam vir a contribuir para planos de gestão. A metodologia adotada propõe a diferenciação das Unidades Ecodinâmicas da Paisagem de acordo com o balanço pedogênese/morfogênese. Para tanto, foram organizadas os mapas de Geomorfologia, Geologia, Pedologia e elaboradas os mapas de Hierarquia de Drenagem, Hipsométrico, Topográfico, Declividade, Uso e Ocupação das Terras e Zoneamento Ambiental como documentação síntese. A metodologia adotada propõe a delimitação de unidades ambientais que apresentem comportamentos semelhantes quanto ao funcionamento dos processos naturais, tendo sido delimitadas para este trabalho as seguintes unidades: Topos Convexos, Morros com Serras Restritas, Morrotes, Colinas Médias e Planícies Fluviais; e também as áreas Emissoras Transmissoras e Acumuladoras de matéria. As classes de uso da terra foram sobrepostas às unidades sendo então definido o Estado Geodinâmico da Paisagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Saulo de Oliveira Folharini, IG/UNICAMP

Bolsista TT-3 (Fapesp) no projeto Zoneamento Geoambiental do litoral do Estado de São Paulo e litoral norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro como instrumento de ordenamento territorial. Graduado em Geografia (Bacharelado) na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, onde foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq. Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FFCL de São José do Rio Pardo (2008). Foi bolsista DTI-3 (CNPq) na Embrapa Monitoramento por Satélite onde desenvolveu pesquisas na área de geoprocessamento e também tem experiência na área de ensino (cursos pré-vestibular). Atuando nos seguintes temas: caracterização ambiental, geomorfologia, zoneamento ambiental, geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2014-05-26

Como Citar

Folharini, S. de O. (2014). PROPOSTA DE ZONEAMENTO AMBIENTAL PARA O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO-SP. GEOGRAFIA (Londrina), 22(1), 95–116. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p95

Edição

Seção

Artigos