O USO DE TRILHAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DA APA DE CAIRUÇU, PARATY – RJ

Autores

  • Luana de Almeida Rangel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio Jose Teixeira Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raphael Rodrigues Brizzi Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Helton Santos Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p79

Palavras-chave:

Áreas Protegidas, Fragmentação Florestal, Estabilidade de Agregados

Resumo

Pensando na preservação de fragmentos florestais foram criadas as Áreas de Proteção Ambiental, que são áreas dotadas de atributos importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais.Em alguns casos, as APAs sofrem com o impacto turístico devido seus atrativos naturais. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da trilha Laranjeiras-Sono, localizada no sul da APA de Cairuçu.Foram coletadas amostras de solo em três repetições em três pontos da trilha e três pontos da floresta na profundidade de 0-10cm, com o objetivo de comparar o impacto. Realizaram-se análises de estabilidade de agregados em água e análise granulométrica e percebeu-se que as áreas de floresta estão menos degradadas do que a trilha, onde é possível observar diversos processos erosivos, como a formação de ravinas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana de Almeida Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cursando atualmente o doutorado em Geografia pela mesma instituição. Participante do Laboratório de Geomorfologia Ambielntal e Degradação dos Solos (Lagesolos - UFRJ), sob orientação do professor Antonio José Teixeira Guerra. Experiência na área de Geografia Física, com ênfase em uso públicod e Unidades de Conservação, fragmentação florestal e análise física do solo.

Antonio Jose Teixeira Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do do Laboratório de Geomorfologia Ambielntal e Degradação dos Solos (Lagesolos - UFRJ)

Raphael Rodrigues Brizzi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Helton Santos Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2014-05-26

Como Citar

Rangel, L. de A., Guerra, A. J. T., Brizzi, R. R., & Souza, H. S. (2014). O USO DE TRILHAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DA APA DE CAIRUÇU, PARATY – RJ. GEOGRAFIA (Londrina), 22(1), 79–93. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p79

Edição

Seção

Artigos