Estudo Fisiográfico da Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó-PR

Autores

  • Osmar Rigon Universidade Estadual de Maringá
  • Messias Modesto dos Passos Universiade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n1p35

Palavras-chave:

Paisagem, Bacia hidrográfica, Rio Pirapó, Norte do Paraná, Aspectos fisiográficos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo caracterizar os aspectos físicos que compõem a paisagem da bacia hidrográfica do rio Pirapó, cuja área se localiza predominantemente na mesorregião Norte Central paranaense e apresenta em seus domínios territoriais uma combinação de elementos naturais, nos quais se destacam os férteis solos de “terra roxa” originados da decomposição do basalto, relevos planálticos onde predominam baixas declividades que oscilam entre plano a levemente ondulados e clima transicional tropical/subtropical influenciado por suas características altimétricas e latitudinais. Tais características geomorfológicas, edáficas e climáticas, associadas à sua localização geográfica de proximidade aos grandes centros econômicos, por certo contribuíram com o sucesso do processo de ocupação baseado num modelo empreendedor de colonização privada estimulada pela expansão cafeeira paulista em direção ao norte do Paraná, transformando-a numa das mais promissoras regiões econômicas do país, que, porém, deixou as marcas da degradação ambiental plasmada em seu território.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Osmar Rigon, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Geografia (1988). Mestre em Geografia, área de concentração - Análise Regional e Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, área de concentração - Análise Ambiental (2012). Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Estudos de Paisagem, Análise Ambiental e Regional, em Ética Profissional e Responsabilidade Social.

Messias Modesto dos Passos, Universiade Estadual de Maringá

Messias Modesto dos Passos Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988); 02 Pós-Doutorados na Université Rennes 2 França: 1992-1994 e 2002. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Maringá. Autor de doze livros, com destaque para Biogeografia e Paisagem /EDUEM, Amazônia: Teledetecção e Colonização /EDUNESP e A raia divisória São Paulo Paraná Mato Grosso do Sul: Geossistema, Território e Paisagem /EDUEM. Coordenador do Projeto Temático: Dinâmicas socioambientais, desenvolvimento local e sustentabilidade na raia divisória São Paulo Paraná Mato Grosso do Sul , apoiado pela FAPESP. Coordenador do Projeto: A paisagem, uma ferramenta de análise para o desenvolvimento sustentável de territórios emergentes na interface entre natureza e sociedade, apoiado pelo CNPq. Coordenador do Projeto "GEÓIDE: os países de língua portuguesa" apoiado pelo Programa CAPES-FCT. É autor de 08 documentários em DVD abordando as dinâmicas sócio-ambientais do território brasileiro (Pantanal, Colonização Agrícola no Mato Grosso, BR-163, A gestão da água...). É Membre Associé au Laboratoire Costel - Université Rennes 2 - France. .

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Rigon, O., & Passos, M. M. dos. (2015). Estudo Fisiográfico da Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó-PR. GEOGRAFIA (Londrina), 23(1), 35–56. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n1p35

Edição

Seção

Artigos