AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE À PERDA DE SOLOS NA BACIA DO RIO SALOBRA, MS, COM BASE NAS FORMAS DO TERRENO

Autores

  • João Cândido André da Silva Neto Universidade Estadual Paulista, UNESP - Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p05

Palavras-chave:

Curvatura vertical. Curvatura horizontal, Formas do terreno, Processos erosivos.

Resumo

A vulnerabilidade da paisagem à perda de solos é entendida como as rupturas desencadeadas pela atuação da sociedade na natureza, caracterizando-se assim, uma nova organização dos fenômenos e dinâmicas nas formas espaciais que se materializam na paisagem. O objetivo deste artigo é definir a vulnerabilidade das formas do terreno à perda de solos, avaliando-se as características morfológicas das curvaturas vertical e horizontal das vertentes e, das formas do terreno. Assim, a partir da análise das vertentes estabeleceu-se uma relação direta com os processos erosivos, no qual se utilizou dados geomorfométricos, derivados de processamentos efetuados em imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) do Projeto TOPODATA - INPE, como curvatura horizontal, curvatura vertical e formas do terreno. Portanto, para definição das classes de vulnerabilidade da paisagem à perda de solos, avaliou-se que os fluxos de água concentram-se e aumentam encosta abaixo, ou seja, às partes inferiores das encostas, considerando, os segmentos côncavos, com maior capacidade de transporte de sedimentos. Assim, o processamento dos dados SRTM-TOPODATA, que resultaram nos mapas temáticos, efetivou-se com a utilização o Sistema de Informações Geográficas (SIG) implementados no software SPRING. Os resultados das Formas do Terreno, apesar de serem atributos qualitativos foram passiveis de ponderação, considerando-se que as dinâmicas e intensidades dos processos erosivos estão diretamente ligadas às Formas do Terreno e aos formatos das vertentes, tanto na análise do formato do seu perfil, côncavo, retilíneo e convexo, quanto na análise do direcionamento dos fluxos de escoamento da água, convergente, planar e divergente. Nesse sentido, considerou-se possível atribuir a partir das formas das vertentes e do terreno uma ponderação coerente, que possa ser utilizada como uma variável na análise da vulnerabilidade da paisagem à perda de solos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Cândido André da Silva Neto, Universidade Estadual Paulista, UNESP - Campus de Presidente Prudente

Bacharel em Geografia. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Presidente Prudente, Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2014-05-03

Como Citar

André da Silva Neto, J. C. (2014). AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE À PERDA DE SOLOS NA BACIA DO RIO SALOBRA, MS, COM BASE NAS FORMAS DO TERRENO. GEOGRAFIA (Londrina), 22(1), 05–25. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p05

Edição

Seção

Artigos