Apropriação e usos para lazer no Parque Flamboyant

Autores

  • Douglas Antônio Rocha Prado Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n3p5

Palavras-chave:

Appropriation, leisure uses, segregation, urban park

Resumo

Os parques públicos são importantes espaços destinados ao lazer nas grandes cidades.  Apesar do grande número de parques existentes em Goiânia, os mais estruturados estão localizados em bairros centrais, dificultando a apropriação da maioria da população por esse tipo de equipamento público. O Parque Flamboyant está entre os mais estruturados da cidade, passando, após sua implantação, a ser uma alternativa de lazer para parcela da população. Para compreender como se deu esse processo de apropriação e usos para lazer no parque, foi necessário fazer uma revisão teórica sobre lazer, verificar como ocorreu a implantação do parque, quais suas características e os diversos usos de lazer identificados durante a pesquisa de campo. Uma análise da forma e conteúdo do Parque e do perfil, usos e percepção dos entrevistados possibilitou desvendar um pouco mais sobre as dinâmicas sociais e político-econômicas que configuram e permeiam a cidade de Goiânia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Douglas Antônio Rocha Prado, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Graduação em Gestão Turística pelo Instituto Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2014-11-15

Como Citar

Prado, D. A. R. (2014). Apropriação e usos para lazer no Parque Flamboyant. GEOGRAFIA (Londrina), 22(3), 5–25. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n3p5

Edição

Seção

Artigos