Fatores de risco a inundação na bacia hidrográfica da estrada Nova Belém – PA

Autores

  • Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p57

Palavras-chave:

Cidade de Belém, Bacia hidrográfica da Estrada Nova, risco à inundação

Resumo

A cidade de Belém, desde sua conquista teve seu processo de uso do solo e ocupação urbana muito mais voltada para o rio Guamá do que para a baia do Guajará. Diversas foram as formas de adaptação do espaço belenense para conformar o terreno e adequá-lo para melhor habitabilidade, no entanto ao se transformar e intensificar processos naturais novas formas são geradas sobre o relevo, objeto de estudo da geomorfologia. A bacia hidrográfica da Estrada Nova é expressão de alterações processadas e em processo na cidade de Belém, assim pretende-se analisar quais fatores estão ligados a gênese de áreas de risco à inundação nesta bacia pautando-se em variáveis hipsopmétricas, climato-hidrológicas e sociais segundo um viés integrado, sistêmico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)

Geógrafo, especialista em Educação para a Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat/UFRR) e Professor Auxiliar do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Downloads

Publicado

2014-10-12

Como Citar

Araújo Júnior, A. C. R. (2014). Fatores de risco a inundação na bacia hidrográfica da estrada Nova Belém – PA. GEOGRAFIA (Londrina), 22(2), 57–78. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p57

Edição

Seção

Artigos