A relação entre o rural e o urbano: transformações e dinâmicas na formação espaço-temporal de Canguçu e Horizontina- RS

Autores

  • Elvis Albert Robe Wandscheer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Eder Jardel da Silva Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Luiz Fernando Mazzini Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n3p95

Palavras-chave:

Processos de modernização no campo. Dinâmicas rurais-urbanas.Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho aborda as transformações, dinâmicas e interações espaço- temporais ocorridas no estado do Rio Grande do Sul nos municípios de Canguçu e Horizontina. O primeiro está situado no sudeste do estado, já o segundo município na porção noroeste. Ambas as áreas possuem a evolução atrelada ao desenvolvimento da agricultura brasileira, porém de forma diferenciada. A metodologia utilizada foi a análise descritiva com abordagem qualitativa junto à amostra da população das áreas em estudo. A amostra foi aleatória e intencional por abarcar tão somente a população rural dos municípios. Os resultados permitem verificar que embora processos não homogêneos aconteçam no campo, existem aspectos convergentes que interferem diretamente nas formas e relações decorrentes, transformadores do espaço ao longo do tempo, alterando realidades do mundo rural. As novas perspectivas inseridas, quais sejam, trabalho em tempo parcial na agricultura, atividades de serviço ou instalação de pequenas agroindústrias, elucidam iniciativas que apontam para novas especificidades surgidas no âmbito do campo. As mesmas adaptam demandas externas ao rural e apresentam estreitas relações entre o rural e o urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elvis Albert Robe Wandscheer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Formação em Geografia e Economia. Mestre em Desenvolvimento Rural e atualmente Doutorando do Instituto de Geociências, Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Luiz Fernando Mazzini Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor do Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

Wandscheer, E. A. R., Dutra, E. J. da S., & Fontoura, L. F. M. (2013). A relação entre o rural e o urbano: transformações e dinâmicas na formação espaço-temporal de Canguçu e Horizontina- RS. GEOGRAFIA (Londrina), 21(3), 95–114. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n3p95

Edição

Seção

Artigos