EDITORIAL

Autores

  • Edison Archela Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p1

Resumo

Temos a satisfação de publicar o primeiro número do volume vinte, correspondente ao ano de 2011, da Revista GEOGRAFIA (Londrina). Lembramos aos prezados leitores que, a exemplo do volume 19 (2010), neste ano serão editados três números, pois nossa revista passou a ter periodicidade quadrimestral. Esta decisão foi necessária em razão do grande volume de submissões que temos recebido. Dessa forma, há uma previsão de ultrapassarmos o volume de seiscentas páginas ano.
Aproveitamos a oportunidade para nos desculpar pelo atraso na publicação deste último volume. Como uma das razões, citamos a vinculação da revista ao Programa de Pós-Graduação em Geografia. Em decorrência, ficamos um semestre sem definição do corpo editorial. Com a posse do novo conselho editorial, passamos um longo período de capacitação, também, em razão da migração da revista para a nova plataforma (SEER).
Por outro lado, gostaríamos de chamar a atenção para o caprichoso trabalho de digitalização dos volumes antigos de nosso periódico que, finalmente, possibilita o acesso à versão digital de toda a coleção. Outra novidade são algumas modificações na formatação e layout dos artigos, realizadas neste último número; entre elas, destacamos um conjunto de informações referentes a cada artigo, sempre disponível no final do texto, após o item “referências”, onde são reunidos detalhes como: “notas sobre o artigo” (explicações ou detalhes sobre o trabalho que antes ocorriam como nota de rodapé), “agradecimentos”, “como citar este artigo” (dispõe a forma correta de citação para terceiros, facilitando e homogeneizando esse procedimento), “editor de seção” (membro do conselho editorial responsável pela tramitação da submissão, além de mediador entre o autor e o revisor) e “tramitação do artigo” (informa as datas de recebimento e aceite da submissão). Vale a pena conferir.
Outra notícia, que nos orgulha imensamente, é a nova classificação obtida no Qualis/CAPES. Ascendemos no ranking, atingindo a classificação B2 na área de Geografia.
Por fim, gostaríamos de agradecer o árduo e meticuloso trabalho de nossos revisores; muitos deles ad hoc e, portanto, não figurantes do conselho consultivo permanente. A todos, o nosso reconhecimento.

Edison Archela
Editor