ZONEAMENTO MORFOLITOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA-RS

Autores

  • Luís Eduardo de Souza Robaina Departamento de Geociências/ Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Anderson Augusto Volpato Sccoti Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM.
  • Romario Trentin Professor doutor do Departamento de Geociências/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p27

Palavras-chave:

Zoneamento, Unidades Morfolitológicas, Manoel Viana

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento morfolitológico do município de Manoel Viana. Este município localiza-se no Oeste do estado de Rio Grande do Sul – Brasil. Através do levantamento de dados existentes e trabalhos de campo e com o auxílio das técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, foi elaborado o zoneamento morfolitológico do município. Este zoneamento levou em consideração as características do relevo da área, bem como a distribuição espacial das litologias. De maneira geral, o relevo do município é marcado pela existência de dois patamares de dissecação separados por um degrau de escarpas de 20 a 40m de amplitude presentes no relevo, ao redor da cota de 180metros. Quanto às sequências litológicas estão associadas aos eventos finais da Bacia do Paraná caracterizadas pela Formação Guará, Formação Botucatu e Formação Serra Geral e mais recente, depósitos associados às áreas de acumulação, formando os depósitos aluviais do rio Ibicuí e seus afluentes. Desta forma foram definidas seis unidades morfolitológica sendo definidas como: Colinas de Altitude, Associação de Morros e Morrotes, Colinas sobre Arenito, Colinas sobre Rochas Vulcânicas, Morrotes Isolados e Rampas de Fundo de Vale. Assim sendo, este artigo visa a contribuição vinculada a questões de que os estudos de zoneamento e cartografia são ferramentas que podem ser utilizadas para tomar decisões quanto ao uso consciente do espaço, minimizando ações que degradam o meio ambiente, buscando assim um desenvolvimento sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luís Eduardo de Souza Robaina, Departamento de Geociências/ Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais. 

Anderson Augusto Volpato Sccoti, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM.

Bacharel em Geografia, formado na Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM, área de concentração: análise ambiental e dinâmica espacial, linha de pesquisa meio ambiente, paisagem e qualidade ambiental.

Romario Trentin, Professor doutor do Departamento de Geociências/UFSM

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria(2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria(2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná(2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Revisor de periódico da Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM) e Revisor de periódico da Ciência e Natura. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias. Atuando principalmente nos seguintes temas:Bacia Hidrográfica, Arenização, geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental.

Downloads

Publicado

2014-05-03

Como Citar

Robaina, L. E. de S., Sccoti, A. A. V., & Trentin, R. (2014). ZONEAMENTO MORFOLITOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA-RS. GEOGRAFIA (Londrina), 22(1), 27–37. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p27

Edição

Seção

Artigos