AS REDES DE NEGÓCIOS E AS REDES DE COOPERAÇÃO NO APL CALÇADISTA DE BIRIGUI (SP): CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E CORRELAÇÕES

Autores

  • Timóteo Ramos Queiroz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP campus Tupã)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p141

Palavras-chave:

Redes de cooperação, Arranjos Produtivos Locais, Calçados, UCINET, Pequenas e médias empresas.

Resumo

Este estudo tem o propósito de caracterizar e demonstrar a relevância da inserção de empresas em redes de cooperação e das redes de negócios existentes em um Arranjo Produtivo Local (APL), especializado em produção de calçados infanto-juvenis em Birigui/SP. Desta forma, o foco da pesquisa recaiu sobre empresas industriais calçadistas e dos relacionamentos que elas mantinham com outras empresas e agentes-chave (órgãos de classe, órgãos públicos e órgãos de capacitação e qualificação). Esta coleta de dados foi realizada in loco, com questionário semi-estruturado, construção de bancos de dados e migração destes dados para análises com o software UCINET® 6.283. Os estudos demonstraram que a participação de empresas em redes de cooperação reforçam e favorecem a participação em redes de negócios. Os agentes que apresentaram maiores graus de inserção nessas redes também apresentaram graus de centralidade elevados, podendo obter ganhos comparativos em relação aqueles menos inseridos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Timóteo Ramos Queiroz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP campus Tupã)

Administrador (UFMS). Doutor em Engenharia de Produção (UFSCar). Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP campus Tupã).

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Queiroz, T. R. (2013). AS REDES DE NEGÓCIOS E AS REDES DE COOPERAÇÃO NO APL CALÇADISTA DE BIRIGUI (SP): CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E CORRELAÇÕES. GEOGRAFIA (Londrina), 21(1), 141–162. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p141

Edição

Seção

Artigos