O ensino e aprendizagem das noções, habilidades e conceitos de orientação e localização geográficas: algumas reflexões

Ângela Massumi Katuta

Resumo


O presente artigo objetiva contribuir com reflexões sobre o ensino e a aprendizagem das noções, habilidades e conceitos de orientação e localização geográficas. Num primeiro momento, refletimos sobre o significado das palavras orientação/localização cotidianas e orientação/localização geográficas. Posteriormente, fazemos um breve esboço sobre como esses conhecimentos são ensinados e aprendidos na escola para, logo em seguida, analisarmos essas práticas cotidianas a fim de que o docente do Ensino Fundamental e Médio possa também refletir sobre a questão.


Palavras-chave


Orientação; Localização; Ensino; Geografia; Território; Mapas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2000v9n1p5

Direitos autorais 2011 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com