O lugar de João Anzanello Carrascoza na Literatura Brasileira Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2021v27.e42803

Palavras-chave:

Literatura Brasileira Contemporânea, Conto, João Anzanello Carrascoza

Resumo

Este artigo pretende lançar um olhar sobre os contos do escritor brasileiro contemporâneo João Anzanello Carrascoza por meio de um passeio pelas suas temáticas, questões e marcas mais significativas. Dono de uma prosa que olha para o dia a dia, o escritor costuma priorizar a focalização dos mundos íntimos, quase sempre envoltos em uma atmosfera poética. Carrascoza também se distancia do espaço hiperurbano, optando por um tom mais acolhedor, o que traz fortes toques bucólicos à sua narrativa. Quando são comparados os traços dos contos do autor com a produção contemporânea, nota-se certo descolamento do que é representado majoritariamente pela nossa literatura. A literatura de Carrascoza trata do fato miúdo, das coisas simples, prosaicas, que flertam com o banal o tempo todo, mas, ao invés de vulgarizá-las, singularizam e encantam. São, como diz o narrador de “Quando ele voltou”, do livro Meu amigo João, ninharias que engrandecem. Desse modo, o objetivo é mostrar que lugar os contos do escritor ocupam no cenário literário contemporâneo.

Biografia do Autor

Layse Barnabé de Moraes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

CARRASCOZA, João Anzanello. Duas tardes. São Paulo: Boitempo, 2002.

CARRASCOZA, João Anzanello. João Anzanello Carrascoza: Paiol literário. 2013. Disponível em: <http://rascunho.gazetadopovo.com.br/joao-anzanello-carrascoza/> Acesso em: 15 maio 2014.

CONDE, Miguel Bezzi. Vozes e caricaturas: Ensaios sobre literatura brasileira contemporânea. 2010. 88 fls. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira: Um território contestado. Rio de Janeiro: Uerj, 2012.

FISCHER, Luís Augusto. Letras e números. 2012. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/64023-letras-em-numeros.shtml > Acesso em: 14 junho 2013.

HOHLFELDT, Antonio. O conto brasileiro contemporâneo. Porto Alegre: Mercado aberto, 1988.

OLIVEIRA, Nelson de. Posfácio. In: CARRASCOZA, João Anzanello. O volume do silêncio. Cosac Naify, 2006.

PEIXOTO, Clarice Ehlers. Prefácio: As transformações familiares e o olhar do sociólogo. In: SINGLY, François de. Sociologia da família contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

REIS, Carlos. O conhecimento da literatura: Introdução aos estudos literários. Coimbra: Almedia, 2001.

RESENDE, Beatriz. Apontamentos da crítica cultural. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: Expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Jáneiro: Casa da palavra, 2008.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2011.

TEZZA, Cristovão. Apresentação do livro. In: CARRASCOZA, João Anzanello. Dias Raros. São Paulo: Planeta, 2004.

TREVISAN, João Silvério. Apresentação do livro. In: CARRASCOZA, João Anzanello. Amores mínimos. Rio de Janeiro: Record, 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Moraes, L. B. de. (2021). O lugar de João Anzanello Carrascoza na Literatura Brasileira Contemporânea. Estação Literária, 27, 27–41. https://doi.org/10.5433/el.2021v27.e42803

Edição

Seção

Artigos da Seção Livre