Cinema e fotografia em short movies, de Gonçalo M. Tavares.

Telma Maciel

Resumo


O intuito deste artigo é discutir a presença da intertextualidade e da interdiscursividade em um livro do escritor português Gonçalo M. Tavares. Short movies, publicado em 2011, é composto por uma série de textos curtos, cujos narradores simulam práticas consagradas à fotografia e ao cinema. Dessa forma, buscaremos discutir os efeitos de sentido criados no texto literário por meio da incorporação de elementos técnicos das artes visuais, em especial o texto roteirizado.


Palavras-chave


Narrativa; Gonçalo M. Tavares;Artes visuais

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: A teoria do romance. Trad Aurora Bernardini et alii. São Paulo: Edunesp, 1998.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castagnon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAZIN, André. O cinema. Trad Eduardo Carli de Moraes. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio Sobre a Relação do Corpo com o Espírito. Editora Martins Fontes, 2006.

CAPAVERDE, Tatiana da Silva. Intersecções Possíveis: o miniconto e a série fotográfica. Dissertação de mestrado. UFRGS, 2004.

GRILO, João Mário, As lições de cinema: manual de filmografia. Lisboa: Edições colibri, 2007.

JENNY, Laurent. A estratégia da forma- Poétique: Intertextualidades. Coimbra: Almedina, 1979. n. 27

KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. Trad. Lúcia Helena Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 2005.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de narratologia. Cimbra: Almedina, 2002.

SAMOYAUT. Tiphaine. A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo: Hucitec, 2008.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TAVARES, Gonçalo. Uma viagem à índia. São Paulo: Leya, 2010.

TAVARES, Gonçalo. Short movies. Lisboa: Caminho, 2011.

VIEIRA, André Soares. Literatura e roteiro: leitor ou espectador. Letras. Ufsm-Santa Maria, n.34, p.55-71, 2007.

VIEIRA, André Soares. O cinema da literatura: quando a página se torna tela. Criação e Crítica, São Paulo, n.16, p21-33, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.