Recepção literária e mídias: uma breve análise de The Handmaid’s Tale

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38236

Palavras-chave:

The Handmaid’s Tale, Mídias, Cultura da convergência, Recepção literária.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas das novas formas de recepção literária na era digital por meio das diferentes mídias e sua convergência. Apresentando um breve panorama a respeito das influências das mídias na performance literária de uma obra, tomaremos como exemplo o caso de The Handmaid’s Tale (O conto da aia), da autora canadense Margaret Atwood, o qual, após mais de três décadas de sua primeira publicação, alcançou sucesso expressivo de público graças à sua adaptação em série e sua apropriação cultural e política nas redes sociais, ampliando sua recepção para além das páginas dos livros.

Biografia do Autor

Fellip Agner Trindade Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutorando em Literatura e Representações Culturais pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

Andrade, F. A. T. (2020). Recepção literária e mídias: uma breve análise de The Handmaid’s Tale. Estação Literária, 24, 88–98. https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38236

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático