As canções-manifesto de Adriana Calcanhotto: diálogos interartísticos

Autores

  • Rafael Barbosa Julião Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38205

Palavras-chave:

Canção popular, Bossa nova, Adriana Calcanhotto.

Resumo

O trabalho artístico de Adriana Calcanhotto dialoga profundamente com os processos de modernização da canção popular empreendidos pela bossa nova e, especialmente, pelo tropicalismo. No entanto, sua particular sensibilidade visual e a abrangência de seu projeto estético permitem pensar uma relação mais ampla de suas canções com a arte moderna e com as vanguardas históricas, o que se evidencia em seus shows, seus clips, suas performances e, sobretudo, em suas composições-manifesto. O objetivo deste artigo é, portanto, analisar algumas de suas canções, tendo em vista iluminar essa relação interartística de sua obra com os preceitos estéticos da modernidade.

Biografia do Autor

Rafael Barbosa Julião, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Referências

ALVIM, Yago Rodrigues. Esquadro Calcanhotto – Uma escuta da obra poética. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2019.

ANDRADE, Oswald. Obras Completas VI: Do Pau-Brasil à Antropofagia e às utopias. Rio de Janeirro: Civilização Brasileira, 1970.

CALCANHOTTO, Adriana. Pra que serve uma canção como esta? Organização e prefácio: Eucanaã Ferraz. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016).

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.

FREYRE, GILBERTO. Casa-grande & senzala. São Paulo: Global, 2006.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia de Letras, 1995.

JULIÃO, Rafael. Infinitivamente pessoal – Caetano Veloso e sua verdade tropical. Rio de Janeiro: Editora Batel, 2017.

NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul – modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

SUSEKIND, Pedro. Escritos de artistas: anos 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

TATIT, Luiz. O século da canção. São Paulo: Ateliê, 2004.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia & Modernismo brasileiro. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

WISNICK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-20

Como Citar

Julião, R. B. (2020). As canções-manifesto de Adriana Calcanhotto: diálogos interartísticos. Estação Literária, 24, 20–37. https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38205

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático