A imagem e a fúria: a violência em alta definição na obra Bajo este sol tremendo, de Carlos Busqued

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2017v19.e30717

Palavras-chave:

Televisão, Violência, Arquivos, Literatura argentina

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as apropriações das ferramentas e dos conteúdos dos documentários televisivos elaboradas na obra literária Bajo este sol tremendo, do argentino Carlos Busqued (2009). Nesta obra, arquivos de imagens se armam e se desmontam, em um jogo metonímico entre o visível e o não visível, o explorado e o camuflado, implicando, no trabalho do narrador, um posicionamento, um comprometimento ético e estético, crítico e criativo, ao compartilhar uma história cheia de detalhes (embora cheia de lacunas) com o leitor/espectador.

 

Biografia do Autor

Ellen Maria Martins de Vasconcelos, Universidade de São Paulo - USP

Mestra em Língua Espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana da Universidade de São Paulo  - USP

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Vasconcelos, E. M. M. de. (2017). A imagem e a fúria: a violência em alta definição na obra Bajo este sol tremendo, de Carlos Busqued. Estação Literária, 19, 61–78. https://doi.org/10.5433/el.2017v19.e30717

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático