Grotesco: Entre o canônico e o marginal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2013v12.e26217

Palavras-chave:

cânone literário, grotesco, literatura marginal

Resumo

Este ensaio discute aspectos concernentes à relação estabelecida entre o grotesco e o marginal com o cânone nas produções literárias. Ao utilizar alguns exemplos de autores grotescos, marginalizados e canônicos, na esfera de produção da poesia de língua portuguesa dos séculos XIX e XX, sob a perspectiva dos poetas-críticos e críticos-poetas, vê-se que não são apenas critérios estéticos que balizam o que é canônico. Assim, apesar de valorosa, boa parte da produção grotesca é marginalizada. O estranhamento, categoria valorativa e depreciativa, faz com que o grotesco pertença, então, ao cânone e ao marginal.

Biografia do Autor

Rogério Caetano de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Referências

AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 5 .ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução: Yara Frateschi. 4. ed. São Paulo-Brasília: Edunb-Hucitec, 1999.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução: Marco Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

COSTA, Horácio. O cânone impermeável: homoerotismo nas poesias brasileira, portuguesa e mexicana do modernismo. In: COSTA, Horácio et al. Retratos do Brasil homossexual: Fronteiras, subjetividades e desejos. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2010.

DICIONÁRIO Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009. 1 CD ROM.

DUARTE, João Ferreira. Cânone. In: CEIA, Carlos. E-dicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=525&Itemid=2. Acesso em: 20 out. 2013.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução: Waltensir Dutra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

INÁCIO, Emerson da Cruz. Para uma estética pederasta. In: COSTA, Horácio et al. Retratos do Brasil homossexual: Fronteiras, subjetividades e desejos. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2010.

KAYSER, Wolfgang. O Grotesco. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1986.

PERRONE-MOISÉS, Leila. Altas literaturas. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

2013-11-24

Como Citar

Almeida, R. C. de. (2013). Grotesco: Entre o canônico e o marginal. Estação Literária, 12, 206–216. https://doi.org/10.5433/el.2013v12.e26217

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático