Transgressão e tradição nos sonetos de Dá gusto andar desnudo por estas selvas

Autores

  • Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2015v15.e26099

Palavras-chave:

Poesia brasileira contemporânea, Soneto, Douglas Diegues

Resumo

Os poemas da sequência <i>Dá gusto andar desnudo por estas selvas: sonetos salvajes</i>, do poeta brasileiro Douglas Diegues, publicada em 2002, são o objeto deste artigo que procura discutir o papel dessa publicação no contexto da poesia brasileira contemporânea. A utilização do soneto por si só já apresenta um problema, levando em conta sua longevidade na literatura ocidental, ao mesmo tempo em que sua presença é polêmica na produção poética recente no Brasil, aspectos que chamam atenção para o sentido da escolha por essa forma fixa, como uma forma de se refletir sobre a tradição e a transgressão na poesia brasileira recente. 

 

Biografia do Autor

Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutoral em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Kaimoti, A. P. M. C. (2015). Transgressão e tradição nos sonetos de Dá gusto andar desnudo por estas selvas. Estação Literária, 15, 172–185. https://doi.org/10.5433/el.2015v15.e26099

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático