Paródia e questionamento social em Nélida Pinõn e Lya Luft

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2012v9.e25696

Palavras-chave:

Intertextualidade, Paródia, Romance pós-moderno.

Resumo

Este artigo analisa a paródia como um dos principais recursos estéticos do romance brasileiro do final do século XX. Além de ser satírica e questionadora, a paródia ressalta a intertextualidade como recurso artístico legítimo do romance pós-moderno. Como corpus, dimensionaremos o recurso da paródia na crítica à família patriarcal presente nos romances de Nélida Piñon e Lya Luft. Metodologicamente, exploramos conceitos de paródia e de intertextualidade propostos por Linda Hutcheon, Umberto Eco e Eduardo Coutinho.

 

Biografia do Autor

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília - UnB

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Publicado

2012-01-23

Como Citar

Gomes, C. M. (2012). Paródia e questionamento social em Nélida Pinõn e Lya Luft. Estação Literária, 9, 238–249. https://doi.org/10.5433/el.2012v9.e25696

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático