As representações do negro na lietratura didática e nos escritos literários infantis: uma análise em busca de uma identidade racial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2012v9.e25693

Palavras-chave:

Identidade Racial, Negros, Literatura, Educação

Resumo

Este artigo analisa as diversas representações do negro na literatura didática e nos escritos literários infantis e retrata a reprodução de obras, seus autores em suas produções. A partir das imagens formadas a respeito do pensamento social e racial brasileiro, procurou-se responder sobre as várias identidades formadas ao longo da história, sobretudo aquelas ensinadas e aprendidas no ambiente escolar. Entendeu-se que não há uma definição única e padrão para a construção da identidade e do imaginário sobre o negro e seus personagens, relatados nas obras infantis, pois essas identidades estão em constante (trans)formações em uma visão temporal, de espaços e de diversas crenças.

 

Biografia do Autor

Andréia Ramos Budaruiche, Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP

Pós-graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela  Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Pós-graduada em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2012-01-23

Como Citar

Budaruiche, A. R. (2012). As representações do negro na lietratura didática e nos escritos literários infantis: uma análise em busca de uma identidade racial. Estação Literária, 9, 193–203. https://doi.org/10.5433/el.2012v9.e25693

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático