O lado negro da proclamação da república brasileira: um relato de como sherlock holmes abordou um caso de identidade nacional e representação do passado em raimundo c. caruso's noturno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25669

Palavras-chave:

Sherlock Holmes, Paródia, Identidade nacional, Romance histórico

Resumo

Este artigo é uma análise do romance Noturno, uma paródia de Sherlock Holmes e um relato da crise histórica motivada pela Proclamação da República. A caracterização de Holmes e do Coronel M. César está relacionada com aspectos de identidade nacional e representação da história. O retrato paródico do detetive traz à tona conflitos relacionados ao complexo de inferioridade dos brasileiros em relação a países desenvolvidos, além de jogar com a noção de um Brasil como paraíso sexual. As caracterizações de Holmes e M. César estão ligadas à representação da história como a interpretação subjetiva de acontecimentos passados com base em vestígios textuais.

Biografia do Autor

Mateus da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Referências

ALBUQUERQUE, Paulo Medeiros. O mundo emocionante do romance policial. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

CARUSO, Raimundo C. Noturno, 1894 ou paixões e guerra em Desterro, e a primeira aventura de Sherlock Holmes no Brasil. Florianópolis: Edições da Cultura Catarinense, 1997.

FERRAZ, Salma. O Jeitinho Brasileiro de Sherlock Holmes: o Xangô de Baker Street. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 1998.

GÓES, Denise. Romance Policial. Entre Livros, n.6, ano I, São Paulo: Ediouro Gráfica, 2005.

HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. London: Routledge, 1989.

LUKÁCS, Georg. The Historical Novel. Lincoln and London: University of Nebraska, 1983.

DIDIER, Maria Teresa; REZENDE, Antonio Paulo. Dos governos militares às tentativas de redemocratização. In: DIDIER, Maria Teresa; REZENDE, Antonio Paulo. Rumos da História: História Geral do Brasil. São Paulo: Atual, 2001. p. 616-64.

SCHATZ, Thomas. The Hardboiled-detective Film. In: SCHATZ, Thomas. Hollywood Genres: Formulas, Filmmaking, and the Studio System</i>. Austin: McGraw-Hill inc., 1981. p. 111-49.

Downloads

Publicado

2011-02-22

Como Citar

Pereira, M. da R. (2011). O lado negro da proclamação da república brasileira: um relato de como sherlock holmes abordou um caso de identidade nacional e representação do passado em raimundo c. caruso’s noturno. Estação Literária, 8(1Supl.), 142–153. https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25669

Edição

Seção

Artigos da Seção Livre