Leopoldo Maria Panero: um passeio pelos bosques da loucura

Vinícius Silva de Lima

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a poesia do espanhol Leopoldo María Panero e seu diálogo com uma tradição de subversão literária e de costumes. Mostramos também a relação da obra do poeta com a loucura e a forma como esta é retratada em seus poemas. Panero promove em seus escritos uma aproximação entre vida e obra, usando a literatura como um instrumento de denúncia da falência das instituições modernas, principalmente dos Hospitais Psiquiátricos. O poeta espanhol pode ser considerado mais uma vítima do sistema de exclusão e confinamento social profundamente estudado por Michel Foucault na sua História da Loucura.

 


Palavras-chave


Leopoldo María Panero; Poesia Espanhola; Loucura

Texto completo:

PDF

Referências


CUNHA, Maria Clementina Pereira. O Espelho do Mundo: Juquery, a história de um asilo. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura na Idade Clássica. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

GARCÍA, SALVADOR. Leopoldo Maria Panero, El último tabú espanol. La Jornada Morelos, Cuernavaca, México, 2008. Disponível em: http://www.lajornadamorelos.com/columnas/vientre-de-cabra/62482 leopoldo-mariapanero-el-ultimo-tabu-espanol-y-ii. Acesso em 20 jan. 2011.

MOSÉ, Viviane. Stela do Patrocínio: Uma Trajetória poética em uma instituição psiquiátrica. In: PATROCÍNIO, Stela. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2009. p. 13-35

PANERO, Leopoldo Maria. España es la que está loca, no yo: Entrevista por Miguel Mora y Jesús Ruiz Mantilla. El País, Espanha, 9 ago. 2005. Disponível em: http://www.elpais.com/articulo/ultima/Espana/loca/elpportec/20050809elpepiult_1/Tes#despiece1. Acesso em: 21 jan. 2011.

PANERO, Leopoldo Maria. Matemática de la locura: Entrevista por Francisco Véjar. Rocinante, n. 84. Santiago; Chile, Out. 2005. Disponível em: http://www.letras.s5.com/fv161005.htm. Acesso em 24 jan. 2011.

PANERO, Leopoldo Maria. Poemas del manicomio de Mondragón. Madri, Espanha: Ediciones Hiperión, 1987.

PANERO, Leopoldo Maria. Poesía Completa. Madri, Espanha: Visor Libros, 2001.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Imagens da Violência: o discurso criminalista na Porto Alegre do fim do século. Humanas: Revista do IFCH; UFRGS, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 109-131, jul./dez., 1993.

WADI, Yonissa Marmitt. Palácio para guardar doidos: uma história das lutas pela construção do hospital de alienados e da psiquiatria no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.