Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estação Literária?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER. Os metadados deverão ser preenchidos nos locais adequados do formulário de submissão com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha(m) e e-mail.

A revista Estação Literária reserva-se ao direito de rejeitar o manuscrito que após uma análise prévia, não cumprir com as diretrizes para autores, além de rejeitar textos por razões como: fuga ao escopo da revista, estrutura inadequada, ausência de originalidade ou de ineditismo na análise, bem como outros motivos, ainda que de ordem subjetiva.

(As submissões que não seguirem rigorosamente as diretrizes aos autores serão recusadas na triagem inicial e não seguirão para avaliação.)

 

Somente serão aceitos trabalhos inéditos;

Recebemos até duas submissões por autor, mesmo que em coautoria;

Quanto à titulação, ao menos um dos autores de artigo deve ser titulado como doutor ou ser aluno de um programa de pós-graduação a nível de doutoramento;

No campo "Resumo da Biografia", por favor, incluir as seguintes informações: Titulação e instituição, cidade e estado. E-mail: email@email.com

 

Artigos

Os artigos podem ter até três autores, todos indicados no momento da submissão;

O nome e dos dados biográficos dos autores não devem ser indicados nos trabalhos;

Os coautores deverão ser informados no ato da submissão, no botão "incluir autor", não sendo possível inseri-los posteriormente.

 1. Extensão:

10 (dez) a 20 (vinte) páginas (excluindo o resumo, o abstract, as palavras-chave, as keywords e as referências).

 2. Ordem das partes e formatação do artigo.

* Arquivo em formato Microsoft Word; tamanho A4; todas as margens de 2 cm; uso de itálico para títulos de obras, palavras estrangeiras e palavras que, por qualquer outra razão, devam ser destacadas; uso de negrito apenas no título e subtítulos, se apresentados. Fonte: Times New Roman

a) Título: centralizado, espaçamento simples, fonte tamanho 14, negrito, apenas a inicial maiúscula.

b) Resumo: justificado, espaçamento simples, fonte tamanho 12, contendo de 100 a 250 palavras.

c) Palavras-chave: justificado, espaçamento simples, fonte tamanho 12, no mínimo 3 palavras e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula e iniciadas com maiúscula.

d) Título em inglês: alinhado à direita, espaçamento simples, fonte tamanho 12, negrito.

e) Abstract: justificado, espaçamento simples, fonte tamanho 12.

f) Keywords: justificado, espaçamento simples, fonte tamanho 12, palavras separadas por ponto e vírgula e iniciadas com maiúscula.

g) Texto do artigo: justificado, fonte tamanho 12, espaçamento simples, parágrafo de 2 cm.

h) Referências: alinhadas a esquerda, espaçamento simples, fonte tamanho 12, separadas por uma linha em branco.

 

 Resenhas

Aceitamos apenas um autor por resenha;

As resenhas devem tratar de obras recentes: nacionais publicadas há até dois anos e estrangeiras publicadas há, no máximo, três anos;

O nome e dos dados biográficos dos autores não devem ser indicados nos trabalhos;

 1. Extensão

3 (três) a 5 (cinco) páginas (de texto propriamente dito, excluindo as referências).

 2. Ordem das partes e formatação da resenha

a) Título: centralizado, espaçamento simples, fonte tamanho 14, negrito.

b) Título em inglês: alinhado à direita, espaçamento simples, fonte tamanho 12, negrito.

c) Referência da obra resenhada: completa conforme normas da ABNT, alinhada à esquerda, espaçamento simples, fonte tamanho 12.

d) Texto da resenha: justificado, fonte tamanho 12, espaçamento simples, parágrafo de 2 cm.

e) Referências: alinhadas a esquerda, espaçamento simples, fonte tamanho 12, separadas por uma linha em branco.

 

3. Referências para artigos e resenhas

a) Citações parentéticas no corpo do texto - autor, data e página - exemplo: (SILVA, 2001, p. 25);

b) Citações maiores que quatro linhas, em recuo (4 cm da margem esquerda) em fonte tamanho 11 e espaçamento simples, deixar uma linha em branco com fonte tamanho 11 antes e uma linha em branco com fonte tamanho 11 depois da referida citação.

c) Devem ser apresentadas nas referências somente as fontes que compuseram o corpo do texto, sendo elas organizadas segundo as normas da ABNT (NBR-6023) e apresentada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor ao final do artigo ou resenha.

d) não usar notas de rodapé ou finais para as referências bibliográficas.

* As notas de rodapé de página serão aceitas, desde que nelas constem comentários críticos e/ou traduções, não sendo aceitas notas contendo apenas referências bibliográficas que, conforme é possível observar na presente diretriz, devem ser grafadas na íntegra ao final do texto.

 

4. Uso de imagens

a) Caso sejam usadas imagens, estas deverão estar dispostas no corpo do texto, conforme critérios do autor*. As mesmas deverão ser encaminhadas, individualmente, em extensão “.jpeg”, a fim de garantirmos a qualidade da visualização.

* É necessário constar logo acima da mesma “Imagem X” acompanhada de sua numeração em negrito. Por exemplo, Imagem 1. Logo em seguida, separada por hífen, é necessário inserir a legenda da imagem também em negrito. Abaixo da imagem, o/a autor/a deve inserir a fonte da qual foi retirada. É recomendável que as imagens não desempenhem papel meramente ilustrativo, sendo analisadas no corpo do texto.

b) As fotografias, ilustrações e/ou gráficos poderão ser em preto e branco ou em cores, com resolução mínima de 300 DPI.

c) As mesmas deverão ser encaminhadas, individualmente, em extensão “.bmp” ou “.gif”, a fim de garantirmos a qualidade da visualização. As imagens devem acompanhar uma declaração daquele que goza dos direitos autorais permitindo o uso.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (artigos e resenhas), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  3. Em virtude da importância de identificar com maior precisão os autores, solicitamos que os autores incluam o ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos. Este identificador individualiza o pesquisador, distinguindo um do outro e ao mesmo tempo impedindo que haja problemas com ambiguidades nas entradas e grafias do mesmo nome. Outra característica importante é que ele é irrestrito e possibilita o intercâmbio de metadados.

  4. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  7. A revista Estação Literária reserva-se ao direito de rejeitar o manuscrito que após uma análise prévia, não cumprir com as diretrizes para autores, além de rejeitar textos por razões como: fuga ao escopo da revista, estrutura inadequada, ausência de originalidade ou de ineditismo na análise, bem como outros motivos, ainda que de ordem subjetiva.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.