Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Estação Literária é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

A revista Estação Literária aceita contribuições sob a forma de artigos científicos que versem sobre o universo dos Estudos Literários, que devem estar em conformidade com o tema do Dossiê, além de publicar resenhas de obras literárias, teóricas ou críticas publicadas no máximo há 2 anos para obras nacionais e 3 anos para obras estrangeiras.

Somente são aceitos trabalhos que se encaixem nos editais de chamada para publicação e que estejam em conformidade com os critérios de publicação de periódicos científicos. Solicita-se do articulista, conferir as chamadas no link Notícias.

A revista aceita submissões de textos inéditos e que não estejam sob avaliação em outro periódico ou editora. É reservada 70% da publicação a contribuições externas do PPG em Letras da UEL. O envio dos arquivos será exclusivamente por meio do sistema deste site, sendo obrigatório o uso da extensão “.doc”. O trabalho deve ser apresentado de acordo com as normas estipuladas pela revista.

Os artigos que não atenderem estas considerações serão descartados. Nenhum material enviado à revista será devolvido ao remetente.

Os materiais artísticos submetidos ao Espaço de Criação serão avaliados por uma comissão formada pelos próprios Editores, a qual se reserva o direito de publicá-los ou não.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais, que podem ser escritos em português, espanhol ou inglês, serão avaliados, primeiramente, pela Comissão Editorial, observando sua adequação às normas e à chamada proposta. No caso de recusa, o autor será comunicado por e-mail, no período máximo de três semanas.

Se aprovado, o trabalho será submetido para a avaliação duplo-cega. Havendo pareceres conflitantes, será submetido a uma terceira avaliação, que é solicitada a um parecerista ad hoc. O autor será comunicado por e-mail a respeito do resultado, o qual é acompanhado pelos pareceres.

Periodicidade

A Estação Literária é uma revista de periodicidade semestral e apresenta textos nas áreas de Letras e Literatura.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, de modo a promover a democratização do conhecimento.

As submissões para avaliação e publicação e as leituras dos trabalhos são gratuitas em todas as seções da Estação Literária.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

Os Professores Doutores Regina Helena Machado Aquino Corrêa e Alamir Aquino Corrêa auxiliaram os alunos do programa a idealizar e organizar o periódico, cujo primeiro volume ficou a cargo dos, então, doutorandos Susylene Dias Araujo (UEMGS), Leoné Astride Barzotto (UFGD) e Marcelo Pessoa (UEMG), hoje professores universitários.

Informações cedidas pela Professora Dra. Regina Helena Machado Aquino Corrêa no texto de Apresentação do 22º volume da Estação Literária, comemorativo de dez anos da revista.