A Parábola como instrumento linguístico mediador na pedagogia de Jesus acerca do Reino

Autores

  • João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p143

Palavras-chave:

Jesus, Parábolas, Pedagogia, ISD

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma aproximação entre a prática pedagogia de Jesus, empregada em seu fazer teológico, especialmente nas ‘Parábolas do Reino’, e o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart. Partindo do pressuposto vygotiskyano da linguagem como ordenadora do real e baktiniano, dos gêneros textuais como enunciados relativamente estáveis por meio dos quais interagimos com o mundo, podemos lançar nosso olhar para a atividade linguageira de Jesus como uma ação singular pela qual a tomada de consciência não é a descoberta de um objeto mental inacessível, mas a redescoberta, a recriação desse objeto psíquico em um novo contexto. A utilização de um gênero textual bastante presente na vida religiosa judaica (a parábola) para transmitir a notícia do Reino, compõem o cenário de produção e o enredo das quatro parábolas que analisaremos. As ‘Parábolas do Reino’, presentes no Evangelho segundo Marcos, serão nosso corpus de investigação a partir dos conceitos de atividade de linguagem, texto e discurso apresentados na obra de Bronckart (1999). Pretendemos, ao final deste artigo, promover uma aproximação entre o ISD e os Estudos Bíblicos, até então desconhecido a nós, ampliando não apenas a compreensão acerca do agir pedagógicos de Jesus, mas abrindo espaço para que esse mesmo agir possa se manter eficaz por todos aqueles que pretendem trilhar os passos de Jesus e ser seus imitadores.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do PPGEL- Programa de Pós–Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina

Referências

ARANTES, Marilza Borges. A argumentação nos gêneros fábula, parábola e apólogo. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

ASLAN, Reza. Zelota: a vida e a época de Jesus de Nazaré. 2018. São Paulo: Zahar. Disponível em: https://bit.ly/3oR3017. Acesso em: 20 jul. 2018

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, texto e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ, 1999.

BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

COSSON, Rildo. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

FREYNE, Sean. A Galiléia, Jesus e os evangelhos. São Paulo: Loyola, 1996. FREYNE, Sean. Jesus, um judeu da Galiléia: nova leitura da história de Jesus. São Paulo: Paulus. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2O9ixg7. Acesso em: 19 jul. 2018.

GIGLIO, Auro Del. Iniciação ao Talmud. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3aBS2av. Acesso em: 17 jul. 2018.

MACHADO, Anna Rachell; LOUSADA, Eliane; BARALDI, Glaucimara; ABREUTARDELLI, Lília Santos; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do interacionismo sociodiscursivo. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 2, n. 2, p. 89-96, jul./dez. 2004.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2005.

PIPOLLO, Miguel. A Bíblia e o trabalhador. São Paulo: Loyola, 1991.

RICOEUR, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2000.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

SCHOTTROFF, Luise. As parábolas de Jesus: uma nova hermenêutica. São Leopoldo: Sinodal, 2007.

THEISSEN, Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico: um manual. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

VERMES, Geza. Jesus e o mundo do judaísmo. São Paulo: Loyola, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. [S.l]: Ed. Ridendo Castigat Mores, 2002. E-book. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf. Acesso em: 17 jul. 2018.

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; Lhttps://bit.ly/3aBS2av

EONTIEV, Aléxis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Icone, 2010.

ZUURMOND, Rochus. Procurais o Jesus histórico? São Paulo: Loyola, 1998.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

RODRIGUES, J. C. D. dos S. A Parábola como instrumento linguístico mediador na pedagogia de Jesus acerca do Reino. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 143–161, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p143. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37036. Acesso em: 29 mar. 2024.