A argumentatividade da cor-informação na mensagem publicitária do Banco Itaú

Autores

  • Roberta Blasque Universidade Estadual de Londrina
  • Edinéia Pinho Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p186

Palavras-chave:

Cores, Logotipo, Argumentação

Resumo

As empresas, o tempo todo, almejam solidificar a marca e torná-la a primeira opção entre as demais na escolha do cliente. Para tanto, recorrem a múltiplas áreas de conhecimento nas estratégias comunicacionais visando a essa consolidação. Na corrida pela preferência do leitor/consumidor, o logotipo e as cores desempenham papel fundamental, e são elementos que, se tratados com o devido cuidado, farão toda a diferença na composição de uma informação visual. No caso dos bancos, em seu objetivo de atrair sempre maior volume de clientela, são constantemente executadas alterações, de maior ou menor alcance, no componente visual para que esteja de acordo com as tendências mercadológicas e, principalmente, mantenha-se competitivo. Neste artigo abordaremos a influência argumentativa das cores em seu emprego como símbolo, marca e logotipo e, como exemplificação, focalizaremos as mudanças no tratamento desse aspecto nas peças publicitárias do Banco Itaú redimensionadas ao longo de seus quase setenta anos de existência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Blasque, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda vinculada ao Programana de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

Edinéia Pinho, Universidade Estadual de Londrina.

Mestre pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 6ª ed. São Paulo: Livrara Pioneira, 1998.

BEDBURY, Scott. O novo mundo das marcas: 8 principios para a sua marca conquistar a liderança. Tradução de Cristina Serra. Rio de Janeiro. Campus, 2002.

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à análise do discurso. 8. ed. Campinas: UNICAMP, 2001.

CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. 2 ed. São Paulo: Ática, 1996.

ESCOREL, Ana Luísa. O efeito multiplicador do design. São Paulo: Editora Senac, 2000.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

FERES SOBRINHO, Abílio. O papel do marketing em bancos de desenvolvimentoUma aplicação da “Delphi Tecnique”. Rio de Janeiro: ABDE.1977.

GUIMARÃES, Luciano. O repertório dinâmico das cores na mídia. XV Encontro da Compós. Unesp, Bauru: 2006

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 1.0. 1 [CD-ROM]. 2007.

MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira: as melhores campanhas, gênios da criação, personagens. 2. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

OLIVEIRA, Roberta Pires de. Semântica. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Cristina (orgs.). Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2001.

PINHO, Ednéia de Cássia Santos. A evolução histórico-argumentativa das propagandas do Banco Itaú. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) − Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Londrina, 2011.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso . 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. 2 ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2003.

STOLARSKI, André. Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil. São Paulo : Cosac Naify, 2005.

Downloads

Publicado

30-01-2014

Como Citar

BLASQUE, R.; PINHO, E. A argumentatividade da cor-informação na mensagem publicitária do Banco Itaú. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 186–202, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p186. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16879. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos