A discursivização acerca da homoafetividade: (des)construção de identidades ancoradas numa intolerância religiosa

Autores

  • Danúbia Barros Cordeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p50

Palavras-chave:

Análise de discurso, Identidade homoafetiva, Discurso religioso

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar as práticas de discursivização acerca dos sujeitos homoafetivos em nossa sociedade, pretendendo-se aqui verificar a produção de sentidos em um texto de outdoor contra o homossexualismo e a (des)construção da identidade gay a partir dos questionamentos, das discussões e dos preconceitos dirigidos a esse grupo. A investigação será feita sobre o texto exposto em dez outdoors que foram espalhados em várias ruas da cidade de Campina Grande (Paraíba), intitulados HOMOSSEXUALISMO, no período entre 18 e 22 de junho de 2007, sendo uma campanha patrocinada pela VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã) e pelo Projeto Jonas, entidade apoiada por igrejas evangélicas da Paraíba. O referencial teórico que balizará a análise do corpus é o da Análise do Discurso de orientação francesa e sua noção de leitura enquanto interpretação a partir dos gêneros discursivos, procurando observar as leituras e os sentidos alcançados sobre o texto em sua opacidade, os quais são ancorados pelas redes de memória. Assim, esse trabalho observa que as identidades homossexuais são (des)construídas no interior de formações discursivas específicas em meio às relações sociais e culturais e essa (des)construção tende a produzir sujeitos iguais dentro de uma sociedade e excluir os que fogem a essa realidade, os “diferentes”. Isso confirma o controle social por meio de procedimentos reguladores, que organiza e seleciona os acontecimentos e os dizeres através das relações de poder.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danúbia Barros Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

BARBOSA, Pedro Luis Navarro. Produção de texto e subjetividade: o jogo de imagens In: GREGOLIN, Maria do Rosário. Filigranas do discurso: as vozes da história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2000.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 5ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1993.

MILANEZ, Milton. A disciplinaridade dos corpos: o sentido em revista. In: SARGENTINI, Vanice; NAVARRO, Pedro. Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso & Leitura. São Paulo: Cortez, 1988.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 1996.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

04-12-2015

Como Citar

CORDEIRO, D. B. A discursivização acerca da homoafetividade: (des)construção de identidades ancoradas numa intolerância religiosa. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 1, p. 50–63, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n1p50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14622. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos