Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word for Windows.

  • URLs para as referências foram informadas, quando necessário.

  • O texto segue integralmente as Diretrizes para Autores disponíveis na seção "Sobre" da Revista.

  • O texto está digitado no arquivo de template, disponibilizado nas Diretrizes para Autores disponíveis na seção "Sobre" da Revista.

  • O texto não apresenta nenhuma possibilidade de identificação da autoria do trabalho: nem por menção explícita ao(s) autor(es), nem por autocitação. E foi removido o registro do autor nas propriedades do documentos, garantindo, dessa forma, avaliação às cegas pelos pares.
  • O artigo passou por revisão final de ordem textual, gramatical e ortográfica.

  • Caso a pesquisa tenha envolvido participantes, ela conta com a aprovação de um comitê de ética, via Plataforma Brasil, e o número CAAE é informado no artigo. (Sobre pesquisas isentas de aprovação por um comitê de ética, ver: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html).
  • Em caso de publicação, os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral atribuído pela revista.
  • Apresenta uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio acompanhada de relatório de um programa de detecção de plágio.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos devem ser submetidos à revista eletronicamente, mediante cadastro como autor  (inclusive em caso de coautoria). Todos os campos (metadados) devem ser preenchidos: nome completo, contato, filiação, ORCID e resumo da biografia. Para vincular o ORCID do(a) autor(a) à  Entretextos, é necessário acessar a revista com o mesmo e-mail registrado na plataforma ORCID.

Só serão aceitos trabalhos submetidos por autor(a) com título de Doutor(a), ou, em caso de coautoria, por autor(a) em parceria com outro autor(a) que já possua o título de Doutor(a). Por isso é obrigatório colocar um resumo da biografia de todos os contribuidores, caso contrário o artigo não será aceito para avaliação. 

Autores que tenham publicado na revista Entretextos terão de cumprir um interstício de dois números para publicar novo trabalho.

Autores que tenham desenvolvido pesquisa com seres humanos precisam informar no artigo (em nota de rodapé) o número CAAE, emitido por um Comitê de Ética, via Plataforma Brasil, após a aprovação do desenho de pesquisa. Sobre pesquisas isentas de aprovação por um comitê de ética, consultar a RESOLUÇÃO No. 510, de 7 de abril de 2016, critério validado para submissões de artigo a partir de fevereiro de 2021.

A submissão de trabalhos para os números atemáticos tem fluxo contínuo e a publicação das edições tem data prevista para periodicidade semestral.

Os trabalhos devem ser inéditos e/ou não podem estar em processo de avaliação por outro periódico.

Os(as) autores(as) dos artigos não devem estar identificados, nem por nomeação da autoria, nem por autocitação, nem nas propriedades do documento.

O envio do trabalho implica, automaticamente, a concessão dos direitos autorais à Entretextos.

Os artigos podem ser publicados em português, inglês ou espanhol. Serão admitidos até 4 (quatro) autores por artigo, sendo que cada autor poderá publicar até 1 (um) trabalho em cada número da revista.

Os artigos devem ter uma extensão de 12 (doze) a 20 (vinte) páginas do template, incluindo as Referências. Os trabalhos submetidos devem estar integralmente em conformidade ao template (arquivo-modelo) disponível nos links a seguir. Submissões fora das normas da Revista (template) e da ABNT (referências) ou submissões que, segundo os(as) editores(as), não estejam no escopo da publicação serão recusadas.

Templates:

É necessário fazer o download do arquivo-modelo para editá-lo. Por gentileza, NÃO editar o trabalho no drive, a fim de não desconfigurar o template.

Versão em Português

Versão em Espanhol

Versão em Inglês

Orientações atendidas pelo template:

  • AUTORIA: sem identificação, inclusive nas propriedades do documento.
  • ORTOGRAFIA: em conformidade ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2009).
  • PROGRAMA: Microsoft Word for Windows.
  • FONTE: Arial.
  • TAMANHO: 12.
  • MARGENS: Superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
  • EXTENSÃO: de 12 a 20 páginas.
  • PAGINAÇÃO: nenhuma.
  • TÍTULO E SUBTÍTULO: centralizado, apenas a primeira letra do enunciado em caixa alta, negrito, fonte 16, com no máximo 16 palavras. Títulos em espanhol e em inglês, em itálico, abaixo do título em português, fonte Arial tamanho 14.
  • AUTORIA: Nome completo do autor(a) com iniciais maiúsculas, alinhado a direita, fonte Arial tamanho 12, acompanhado de nota de rodapé (Titulação. Vínculo institucional. ORCID: número. E-mail).
  • Observação: acrescentar esta informação (NOME + TITULAÇÃO) quando solicitada pelos editores.
  • RESUMO: a palavra RESUMO em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos. Na mesma linha, o texto do RESUMO (espaçamento simples, fonte Arial 11, alinhamento justificado, de 150 a 200 palavras), contendo: objetivo, referencial teórico, metodologia, corpus e resultados.
  • RESUMEN: (mesma formatação do RESUMO).
  • ABSTRACT: (mesma formatação do RESUMO).
  • PALAVRAS-CHAVE: a expressão PALAVRAS-CHAVE em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos e de 3 palavras-chave, grafadas com a primeira letra em maiúsculo, separadas por ponto e vírgula.
  • PALABRAS CLAVE: (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE).
  • KEYWORDS: (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE).
  • SEÇÕES E SUBSEÇÕES: em negrito, apenas a primeira letra do enunciado em caixa alta, alinhado à esquerda, sem numeração.
  • CORPO DO TEXTO: alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 12.
  • PARÁGRAFOS: adentramento de 1,25 cm.
  • ENTRELINHAS: 1,5.
  • CITAÇÕES: conforme ABNT - NBR 10520:2023. Até 3 linhas, no corpo do texto entre aspas. Com mais de 3 linhas, recuo de 4 cm no parágrafo, espaçamento simples, fonte Arial 10. Citações diretas em língua estrangeira devem ser traduzidas para a língua em que o trabalho estiver escrito e mencionadas na língua original em nota de rodapé. Ex: (Souza, 2000, p.01).
  • GRÁFICOS, TABELAS E QUADROS, IMAGENS, ILUSTRAÇÕES: com legenda contendo numeração e título, centralizada e a fonte da Figura em tamanho 10.
  • PALAVRAS ESTRANGEIRAS: em itálico.
  • DESTAQUES NO TEXTO: em itálico (não usar negrito ou sublinhado).
  • NOTAS: em rodapé, numeradas a partir do número 1 (um) e inseridas no fim da página em que aparecem no texto, em fonte Arial, tamanho 10.
  • TRANSCRIÇÃO FONÉTICA: fontes do IPA (http://westonruter.github.io/ipa-chart/keyboard/)
  • REFERÊNCIAS: a palavra Referências em negrito (apenas a primeira letra maiúscula) e a formatação da lista conforme a ABNT - NBR 6023: 2018. Os nomes dos autores devem aparecer todos abreviados. Os títulos das obras devem ser destacadas utilizando o itálico
  • DATAS: de realização de entrevista (se for o caso), submissão e aceite do trabalho.

As resenhas devem versar sobre livro publicado recentemente (dentro dos últimos doze meses). Devem ter no mínimo 3 (três) e no máximo de 7 (sete) páginas de extensão e conter as seguintes informações: Resenha de [título do livro resenhado em itálico] por [nome do resenhista]; referência bibliográfica completa do livro resenhado, conforme as normas ABNT; biografia resumida do autor do livro resenhado (máximo de 10 linhas); texto com descrição e avaliação crítica do livro resenhado.

As entrevistas devem ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo de 10 (dez) páginas; conter uma seção de introdução contextualizando e justificando a entrevista; uma foto e uma biografia do entrevistado; uma identificação do diálogo entre entrevistador e entrevistado com os nomes de ambos em negrito, seguido de dois pontos; e a data de realização da entrevista. Faça o download do template para entrevista. 

As traduções de artigos, capítulos de livros e ensaios publicados originalmente em língua estrangeira e traduzidos para o português, devem ser, de preferência, de trabalhos publicados dentro do período de 12 (doze) meses que antecedem a data da submissão; 

O texto original em língua estrangeira deve ser igualmente enviado como primeiro documento suplementar, indicando onde foi publicado anteriormente;

Uma declaração de autorização da publicação da tradução, devidamente assinada pelo/a/s autor/a/res do texto original, ou da editora responsável, deve ser anexada como segundo documento suplementar;

Os textos traduzidos submetidos à Revista devem seguir o formato de artigo, no que couber;

As traduções passarão pelo processo de avaliação pelos pares, que decidirão sobre a oportunidade e conveniência de sua publicação;

O trabalho deve conter, além das palavras-chave, uma breve explicação sobre a relevância do texto original em língua estrangeira e uma apresentação do/a/s autor/a/es da tradução, para substituir o resumo, numa extensão de 100 a 500 palavras. 

Política antiplágio

A Revista Entretextos repudia qualquer forma de plágio e autoplágio e apenas publica trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, conforme as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:

a) apresentar trabalhos de outros como seu;

b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;

c) não usar aspas em uma citação literal;

d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;

e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:

a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;

b) publicação duplicada;

c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.

Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.

Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

Traduções

Ver Submissões.

Artigo para volume atemático

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Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz

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Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula

Ver Submissões.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades nem para terceiros.