O desenvolvimento de competências psicossociais como fator de proteção ao desenvolvimento infantil

Autores

  • Natália Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF https://orcid.org/0000-0001-6711-3198

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p235

Palavras-chave:

competências psicossociais, fator de proteção, promoção de saúde

Resumo

Com a atual definição de saúde proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o movimento envolvendo a sua promoção passa a refletir-se de forma mais abrangente na vida das pessoas. Um dos objetivos centrais focaliza a maximização do repertório de competências individuais que visa proporcionar alternativas para a resolução dos problemas vivenciados no cotidiano de risco psicossocial. O modelo Habilidades de Vida configura-se como um processo de desenvolvimento de competências psicossociais essenciais para uma adaptação saudável à realidade e para o desenvolvimento humano. O presente artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento de competências psicossociais do ponto de vista proativo da promoção de saúde psicológica e fator de proteção ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Natália Cunha, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Psicóloga, com especialização em Psicologia e Desenvolvimento Humano – Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF - Juiz de Fora, MG, Brasil.

Marisa Cosenza Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Professora do Departamento de Psicologia da UFJF - Juiz de Fora, MG, Brasil. Psicóloga,

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Cunha, N., & Rodrigues, M. C. (2010). O desenvolvimento de competências psicossociais como fator de proteção ao desenvolvimento infantil. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 235–248. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p235

Edição

Seção

Artigos Originais