Compreensão de leitura de professores: Implicações para práticas docentes

Autores

  • Adriana Benevides Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tereza Cristina Coutinho Corrêa Teixeira Instituto Geremário Dantas
  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-8343-0641

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p172

Palavras-chave:

compreensão de textos, práticas docentes, leitura

Resumo

Uma questão de interesse aos educadores diz respeito ao processo de compreensão de texto, habilidade fundamental para o progresso nos anos mais avançados de escolarização, e seu efeito nas práticas docentes. Esse é um estudo descritivo que explora essa questão. Utilizou-se um instrumento de compreensão de texto composto de perguntas sobre quatro níveis estruturais do texto e as práticas docentes foram descritas com base numa escala composta de quatro subescalas envolvendo: práticas cognitivas com enfoque lingüístico, aspectos cognitivos, afetivos e motores, formação continuada.  Os resultados de 53 docentes mostraram uma leve tendência dos docentes a priorizar práticas cognitivas independente do seu nível de compreensão do texto.

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Biografia do Autor

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI. Professora Titular da Universidade Salgado de Oliveira, Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tereza Cristina Coutinho Corrêa Teixeira, Instituto Geremário Dantas

Mestre em Psicologia pela Universidade Gama Filho. Professora do Instituto Geremário Dantas.

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Oxford University. Professora Titular da Universidade Salgado de Oliveira, Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Soares, A. B., Teixeira, T. C. C. C., & Mota, M. M. P. E. da. (2010). Compreensão de leitura de professores: Implicações para práticas docentes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 172–183. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p172

Edição

Seção

Artigos Originais